A BMW criou uma versão exclusiva da R18 Transcontinental que ganhou um toque inusitado: foi abençoada e assinada pelo Papa Leo XIV em uma audiência realizada no Vaticano no dia 3 de setembro de 2025. O modelo será leiloado pela Sotheby’s em 18 de outubro, com renda revertida para projetos sociais voltados a crianças em situação de vulnerabilidade em Madagascar.
A motocicleta recebeu acabamento em branco madrepérola, assento de couro aquecido também em branco e detalhes cromados, além do brasão do Vaticano e inscrições com a palavra “paz” em diferentes idiomas. Um emblema especial “Leo XIV” também foi aplicado à carenagem.
Antes de chegar a Roma, a moto percorreu uma “Peace Ride” pela Alemanha e Itália, passando por cidades como Altötting e Verona. Durante a audiência papal, o pontífice não apenas assinou como também chegou a se sentar no modelo, arrancando aplausos da multidão presente na Praça de São Pedro.
O exemplar ficará em exposição no BMW Welt, em Munique, entre 15 de setembro e 7 de outubro, antes de seguir para o leilão beneficente. A iniciativa contou com apoio da organização Missio Austria e do grupo JESUS-BIKER®.
Para o CEO da BMW Motorrad, Markus Flasch, a ideia “soava inicialmente como uma loucura”, mas se transformou em uma “grande campanha de caridade” que deve atrair colecionadores e entusiastas em busca de um pedaço único da história da marca — e agora também da Igreja Católica.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!