O modelo custom BMW R18 tem o maior motor boxer já construído pela marca. São dois cilindros contrapostos com 1.802cm³. A potência atinge 91cv a apenas 4.750rpm. Porém, o torque é extraordinário, capaz de dar inveja em um caminhão trucado. São 16,1kgfm a parcas 3.000rpm. Antes disso, a ínfimas 2.000rpm, 95% da força, ou 15,9kgfm já estão disponíveis. Assim, basta girar o acelerador para receber um poderoso cruzado na boca do estômago, sem reclamar.
Contudo, o modelo também aceita rodar domingueiramente. Aliás, este é o propósito da BMW R18. Desfilar aproveitando o enorme torque, transmitido para a roda traseira por eixo cardã. Uma moto construída com inspiração no passado, em homenagem à R5 dos anos 1930, com soluções de vanguarda para a época. A R18 do presente, importada oficialmente pela BMW, tem três mapas de motor, assistente de partida em rampa, painel com computador de bordo e freios ABS integrais.
Para personalizar ainda mais a moto, a BMW e a Deus Ex Machina (rede mundial de lojas ligadas à motos, surf e equipamentos pós modernos de origem australiana) se uniram para, com total liberdade, homenagear a cultura de cinco continentes, transformando a BMW R18 em obras de arte, entregues a diferentes estúdios de customizações brasileiros.
O time foi composto pela Garagem Shibuya, com o tema do continente asiático. A Benta Handmade ficou responsável por customizar a BMW R18 com influência da Oceania. O Atlantic Custom Studio homenageou o Velho Continente europeu. O estúdio Mr. Biker o continente africano, e Johnnie Wash, o continente americano.
ÁSIA
Teydi Deguchi, fundador da Garagem Shibuya, escolheu a fusão entre o clássico e o moderno. A parte clássica tem antigas técnicas do uso de metais, incorporando elementos na natureza, como o bambu, além do pássaro Tsuru, considerado sagrado no Japão. A parte moderna, ficou por conta da tecnologia da BMW R18.
OCEANIA
A Benta Handmade se baseou em quatro pilares criativos. A origem e a história do Deus Ex Machina na Austrália (expressão que significa Deus surgido da máquina), o safári, paisagens da Oceania, e corridas de moto das praias da Nova Zelândia, além de seu lendário motociclista, Burt Munro. A mistura produziu a celebração da cultura, da aventura e paixão sobre duas rodas.
EUROPA
O Velho Continente é o berço da BMW. A customização da Atlantic Studio teve inspiração na Art Deco, com linhas horizontais para conferir a sensação de velocidade e movimento, como as locomotivas Streamline, símbolo de design e engenharia da época. Todas as peças foram feitas a mão, com o toque final de uma joia verdadeira.
ÁFRICA
Mr. Biker se inspirou nos animais majestosos do continente, sua arte e cores exuberantes para customizar a BMW R 18, respeitando a herança do modelo R5, na qual foi baseada. A obra pretende conferir elegância e poder ao modelo para desfilar pelas ruas e estradas.
AMÉRICA
Ricardo Medrano, fundador da Johnnie Wash, se inspirou nas motos cruiser dos anos 1930 e o lendário lago salgado Bonneville, no estado de Utah, nos Estados Unidos, icônico palco de recordes de velocidade. A moto, batizada de Desert Runner, representa a paixão pela velocidade deste universo. A cor alumínio resgata a tradição das primeiras máquinas em busca dos recordes de velocidade e a constante inovação.
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