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Nova BMW iX3 é lançada e inaugura a nova plataforma Neue Klasse

Alcance de até 644 km, 463 cv e recarga de 10% a 80% em cerca de 21 min

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BMW iX3
BMW iX3 Foto: Divulgação/BMW

A BMW deu o pontapé inicial na sua nova plataforma Neue Klasse com a apresentação do novo iX3, revelado no Salão de Munique. O SUV elétrico chega totalmente reformulado e traz avanços em design, desempenho e tecnologia, marcando a virada de página da marca rumo à eletrificação em larga escala.

O novo iX3 mede 4,78 m de comprimento, 1,89 m de largura, 1,63 m de altura e tem entre-eixos de 2,89 m, 4,9 cm maior que o do antecessor. O porta-malas acomoda 861 litros, podendo chegar a 1.841 litros com os bancos rebatidos, além de um compartimento frontal (frunk) de 57 litros. A aerodinâmica também evoluiu, com o coeficiente de arrasto caindo de 0,29 para 0,24, garantindo mais eficiência.

BMW iX3
BMW iX3 Foto: Divulgação/BMW

O design segue a linguagem apresentada no conceito Vision Neue Klasse X, com grade vertical reinterpretada, faróis afilados e proporções mais limpas. Pacotes opcionais incluem o M Sport, com para-choques exclusivos e rodas de até 22 polegadas, e o M Sport Professional, que adiciona grade iluminada e pinças de freio vermelhas.

Por dentro, o destaque é o Panoramic iDrive, um display que se estende por toda a base do para-brisa, acompanhado de uma tela central de 17,9” e um head-up display 3D opcional. O sistema roda o novo BMW OS X e mantém botões físicos para funções essenciais, além de contar com o assistente de voz inteligente da marca.

Na parte técnica, o iX3 é o primeiro a usar a arquitetura Neue Klasse: bateria de nova geração com células cilíndricas, arquitetura elétrica de 800 V e motores elétricos da 6ª geração do eDrive. O modelo iX3 50 xDrive entrega 463 cv e 645 Nm, acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 4,9 segundos e atinge até 210 km/h. A autonomia chega a 644 km no ciclo EPA (ou até 805 km no WLTP). O carregamento rápido de até 400 kW permite repor de 10% a 80% da bateria em cerca de 21 minutos, ou ganhar mais de 350 km em apenas 10 minutos.

BMW iX3
BMW iX3 Foto: Divulgação/BMW
A BMW também introduziu os chamados “supercérebros”, quatro unidades de processamento dedicadas a diferentes áreas do veículo. O mais importante é o “Heart of Joy”, que coordena tração, frenagem e regeneração, oferecendo respostas mais rápidas e eficientes.

A produção será feita em Debrecen, na Hungria, em uma fábrica que não utiliza combustíveis fósseis. A marca promete redução de até 35% nas emissões de CO2 durante o ciclo de vida do carro em comparação com o modelo anterior, graças ao uso de materiais reciclados e processos mais sustentáveis.

O novo BMW iX3 começa a ser fabricado no fim de 2025, com vendas iniciando na Europa em 2026 e posteriormente nos Estados Unidos. O preço estimado é de US$ 60 mil, o que deve posicioná-lo de forma competitiva frente a rivais como Tesla Model Y e Mercedes EQC.