Quando foi a última vez em que você viu um carro com uma cor chamativa nas ruas? O mercado automotivo atual é dominado pelos carros com cores tradicionais como preto, branco, prata e cinza. Na Europa, 72,7% dos carros vendidos em 2024 contavam com as quatro cores mencionadas anteriormente, com a cinza sendo a mais popular.
O estudo foi realizado pela empresa de consultoria automotiva JATO Dynamics, que apontou que cinza foi a cor preferida dos compradores na Europa, presente em 27,3% dos carros vendidos no ano passado. Vale explicar, porém, que a pesquisa considerou apenas cinco países: Reino Unido, Alemanha, Itália, Espanha e Alemanha.
Após o cinza, a cor branca foi a preferida do público, com 22%. Na sequência aparecem preto (18%) e azul (12,1%). Muito popular no Brasil, a cor prata ficou atrás do vermelho e foi a preferência de 5,4% dos consumidores desses países.
O estudo aponta que mesmo em carros que oferecem cores chamativas na gama como Fiat 500, Renault 5 e Clio, os clientes preferem levar para casa as cores neutras. Apesar disso, no caso do 500, 14% dos carros são vendidos na cor preta, seguido por 12% de amarelo e 12% dourado.
Além disso, a pesquisa ainda apontou que 64,6% dos clientes preferem cores metálicas em seus veículos. Para efeito de comparação, 26,9% dos carros nos países pesquisados tiveram acabamento tradicional nas pinturas, enquanto apenas 7,2% usaram pinturas perolizadas.
Interior varia conforme país
Além da cor externa dos carros, o estudo também mostrou como os clientes do Velho Continente configuram o interior dos veículos. Dependendo do país, existe a preferência por materiais. 57% dos clientes alemães e 53% dos britânicos contam com bancos em tecido nos seus carros e aceitam pagar mais caro em revestimento de camurça e couro para seus carros.
Na Espanha o cenário é o inverso, e 85% dos clientes preferem acabamentos simples.
A pesquisa não entrou no mérito dos motivos pelos quais essas escolhas acontecem, mas é possível que o fator climático seja o principal fator determinante na escolha do interior dos veículos.
Como o couro, por exemplo, esquenta muito quando o carro fica estacionado sob o sol, e a Espanha é o país mais ensolarado na pesquisa, faz sentido que os clientes não optem por este item.
Já no caso de Alemanha e Reino Unido, a possibilidade de sistemas de aquecimento dos bancos, geralmente em assentos revestidos em couro, pode estimular a procura por esse material.
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!