x
UAI
LICENCIAMENTO

Projeto que desvincula CRLV do pagamento de multas avança na Câmara

Proposta também impede a remoção do carro se a taxa do licenciamento for paga no momento da fiscalização

Publicidade
CRLV digital
CRLV digital Foto: CRLV digital

O motorista brasileiro, atualmente, deve quitar todas as pendências ligadas ao seu veículo para pagar o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo). Porém, um projeto de lei (PL) aprovado pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (20), pretende modificar essa regra. 

O texto, que altera o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), proíbe a exigência de pagamento de tributos, como o IPVA, ou multas relacionadas ao veículo como condição para o licenciamento. A proposta foi elaborada pelo deputado Nicoletti (União-RR). 

Além disso, o PL também impede a remoção do carro se a taxa do CRLV for paga no momento da fiscalização. Neste caso, a comprovação poderá ser feita por documento de quitação emitido pelo Departamento de Trânsito (Detran) responsável.

Carro estacionado na frente de garagem pode ser rebocado?
Agente de trânsito coordena remoção de veículo Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press

Desta forma, segundo o texto, os Detrans também terão que oferecer aos motoristas meios para o pagamento do licenciamento a qualquer momento.

O projeto ainda analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.