x
UAI

Pesquisa aponta que brasileiros se sentem mais seguros em carros

Levantamento mais recente da OLX buscou entender relação dos brasileiros com o transporte

Publicidade
Carros transitam em via de São Paulo
Carros transitam em via de São Paulo Foto: Marcos Vieira /EM/DA. Press

O mais recente levantamento realizado pela Data OLX Autos mostrou que a maior parte dos entrevistados se sentem mais seguros quando trafegam pelas cidades utilizando carros como meio de transporte. 73% dos entrevistados afirmaram que a segurança é maior quando estão em um carro.

A pesquisa não especifica se os entrevistados responderam se sentem-se mais seguros quando estão ao volante, mas os resultados também mostram que o uso de aplicativos de mobilidade (65%) e táxi (56%), são as formas de locomoção em que as pessoas se sentem mais seguras. 

Na quarta posição aparece a locomoção a pé (51%), seguido de metrô e trem (47%). O meio de locomoção menos seguro foram as motocicletas, com 34%.

Do total de entrevistados, 72% são donos de algum tipo de veículo. Desses, 93% têm carro, 33% moto, 15% picape ou caminhonete, 5% caminhão, e 16% outro automóvel.

Táxi é pouco utilizado

Luminoso de um táxi
Pesquisa aponta preferência aos aplicativos em relação ao táxi Foto: Reprodução: Freepik / wirestock

Apesar de ser apontado como um dos três meios de condução mais seguros, o Táxi não figura entre os líderes de frequência de uso. Somente 2% dos entrevistados afirmaram usar esse transporte com frequência, enquanto 85% afirmou não usar o serviço.

Curiosamente, o serviço de transporte por aplicativo apresentou uma taxa de frequência maior (8%), mas a grande parte dos entrevistados (47%) afirmou utilizar o serviço de forma ocasional e 8% declarou não utilizar esse meio de transporte.

Os meios de transporte mais frequentes foram o automóvel, apontado como uso frequente por 49% dos entrevistados, seguido do deslocamento a pé (23%).