A Porsche confirmou oficialmente que está desenvolvendo uma nova versão híbrida do 911 Turbo S, com lançamento previsto para ainda em 2025. Será a primeira vez que o modelo mais potente da linha 911 adotará algum grau de eletrificação — um marco histórico para a fabricante alemã e também para os puristas que acompanham a trajetória do cupê desde 1974.
A confirmação veio do próprio vice-presidente da linha 911 e 718, Frank Moser, que declarou ao site Car and Driver que a versão Turbo híbrida está nos estágios finais de desenvolvimento e será revelada em breve. Diferente do recém-lançado Carrera GTS T-Hybrid, que já estreou na nova fase da geração 992 (chamada 992.2), o Turbo S híbrido será um modelo à parte, com ainda mais potência e desempenho.
Próximo dos 700 cv
Embora os números finais ainda não tenham sido divulgados, é esperado que o novo 911 Turbo S híbrido alcance cerca de 700 cv, superando os 650 cv da geração atual (992.1) que usa o motor 3.7 biturbo sem qualquer tipo de assistência elétrica. A ideia da Porsche é utilizar um sistema híbrido leve, semelhante ao que já estreou no GTS, com foco absoluto em performance — nada de modo 100% elétrico.
No GTS T-Hybrid, o sistema inclui um motor elétrico acoplado à transmissão PDK de 8 marchas, um turbocompressor com assistência elétrica (eliminando o turbo lag) e uma bateria de apenas 1,9 kWh — extremamente leve, com cerca de 27 kg. Para o Turbo S, espera-se uma calibração mais agressiva e talvez até a presença de dois motores elétricos, embora isso não tenha sido confirmado oficialmente.
Híbrido, mas ainda um 911
A proposta do novo Turbo S híbrido é preservar as qualidades que tornaram o 911 uma referência em dirigibilidade e usabilidade, mesmo com a adição de componentes elétricos. Segundo a Porsche, o ganho de peso será mínimo e compensado com uma entrega de torque imediata e respostas ainda mais afiadas em pista. A suspensão, a aerodinâmica e o sistema de refrigeração também serão recalibrados para lidar com o novo conjunto motriz.
Além disso, o modelo manterá tração integral, freios de alto desempenho e o mesmo padrão de acabamento e tecnologia visto nos demais 911 da linha 992.2, que inclui painel 100% digital e central multimídia atualizada com integração para Android Auto e Apple CarPlay.
A estreia global do Porsche 911 Turbo S híbrido está prevista para o segundo semestre de 2025, e ele deverá se tornar o modelo mais potente da linha até a chegada de uma futura versão GT2 RS. Os preços ainda não foram revelados, mas o novo híbrido ficará posicionado acima dos atuais Turbo S a combustão, que no Brasil partem de R$ 1,7 milhão.
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