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Cuidados com a pintura

Pintura do carro no inverno: o que todo motorista precisa saber

Frio, sereno e sujeira acumulada podem comprometer o brilho da pintura e gerar prejuízo; veja dicas práticas para proteger seu carro durante o inverno

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Frio, umidade e sujeira aumentam os riscos na pintura
Frio, umidade e sujeira aumentam os riscos na pintura Foto: Reprodução/FreePik

O inverno chegou e, com ele, alguns cuidados com o carro precisam ser reforçados, especialmente com a pintura. Pode parecer exagero, mas o frio, o sereno e até a geada que aparece em algumas regiões do país podem comprometer o verniz, causar manchas, microtrincas e aquele aspecto opaco que ninguém gosta de ver no próprio carro.

Esses danos, aliás, muitas vezes passam despercebidos no dia a dia, mas vão se acumulando e exigem manutenção mais cara lá na frente. Não à toa, a demanda por serviços de repintura automotiva cresceu 3,6% em 2025, segundo a Abrafati (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas). Além das reformas em carros usados, boa parte desse aumento vem de pequenos danos evitáveis que acabam sendo ignorados.

Frio, umidade e sujeira aumentam o risco de danos
Polimento excessivo pode retirar a camada de verniz do carro Foto: Reprodução/FreePik

Para manter a pintura protegida durante os meses frios, a recomendação é adotar alguns cuidados simples, mas que fazem toda a diferença. Quem explica é Ricardo Vettorazzi, gerente técnico da Divisão de Repintura Automotiva da PPG.

Menos é mais: cuidado com os produtos

A limpeza do carro deve ser feita com sabão de pH neutro. Esqueça álcool, gasolina ou qualquer outro produto abrasivo, eles podem corroer o verniz e deixar marcas permanentes. E, se aparecerem fezes de aves ou seiva de árvore, o ideal é lavar imediatamente e secar bem. Esses resíduos são altamente ácidos.

Polimento? Com moderação

Tem gente que acredita que quanto mais polir, mais protegido o carro está. Mas é o contrário. O polimento excessivo remove parte da camada de verniz que o carro vem de fábrica, seja ele Volkswagen, Chevrolet e até BYD. “Mesmo nos carros brancos ou de cores claras, que costumam disfarçar melhor os danos, o excesso de polimento compromete a proteção da pintura”, alerta Vettorazzi.

Proteja o carro fisicamente do frio

Sempre que possível, mantenha o carro em garagem coberta. Se não for viável, o uso de capa automotiva é uma boa opção – desde que com alguns cuidados. A capa só deve ser colocada com o carro limpo e seco. Poeira e umidade entre a lataria e o tecido podem causar riscos, e aí o tiro sai pela culatra.

Precisa de reparo? Vá a um bom profissional

Se o dano já aconteceu, procure um especialista. Oficinas que trabalham com tecnologias mais modernas, como tintas base água e produtos de alto sólidos, oferecem melhor durabilidade. Além disso, um bom técnico saberá indicar se o reparo pode ser localizado ou se a peça toda precisará ser repintada.

E depois da repintura?

Muita gente sai da oficina achando que o carro já está pronto pra tudo. Mas não é bem assim. Após a repintura, é importante respeitar o tempo de cura do verniz. Evite lavagem em máquinas automáticas por pelo menos 30 dias. E nada de cera antes de completar 90 dias.