O mercado brasileiro de carros premium está prestes a ganhar um novo competidor. Trata-se da Avatr, marca chinesa de veículos elétricos de luxo, que prepara sua estreia nacional para ainda em 2025. A responsável pela operação local será a CAOA, grupo que já tem forte atuação na indústria automotiva com as marcas Chery e agora, a Avatr.
O primeiro modelo da Avatr no Brasil será o SUV Avatr 11, utilitário de grandes dimensões e desempenho esportivo. O veículo conta com dois motores elétricos que entregam 547 cv de potência, capazes de levá-lo de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos. Outro destaque é o interior tecnológico, equipado com três telas e um sistema de condução autônoma desenvolvido em parceria com a Huawei, que integra sensores e câmeras de última geração.
Na China, o Avatr 11 é oferecido em versões 100% elétricas ou com extensor de autonomia (EREV) — sistema em que um motor a combustão funciona apenas como gerador, garantindo mais de 1.000 km de alcance total, sem necessidade de recarga frequente. O preço parte do equivalente a R$ 244 mil, em conversão direta.
Operação própria e foco no alto padrão
A estratégia da CAOA para a Avatr envolve uma rede própria de concessionárias e atuação independente da Chery, posicionando a marca em um patamar mais elevado. A iniciativa ocorre após a CAOA encerrar a produção dos modelos Hyundai na fábrica de Anápolis (GO), prevista para entre outubro e novembro de 2025. A empresa também deixou de ser a importadora oficial da Hyundai em 2023, encerrando de vez uma parceria de décadas.
Atualmente, a CAOA mantém sua atuação na produção e comercialização dos veículos da Chery no Brasil e aposta na Avatr como seu próximo grande movimento no segmento premium. Além do SUV Avatr 11, outros modelos estão sendo avaliados para o mercado brasileiro, como o sedã Avatr 06, o SUV Avatr 07 e o cupê Avatr 12, todos com motorização eletrificada.
A Avatr nasceu de uma joint venture entre três gigantes chinesas: a montadora Changan, a fabricante de baterias CATL e a Huawei. A chegada da marca ao Brasil reforça o avanço das montadoras chinesas no país, especialmente no segmento de carros elétricos e híbridos de alto padrão.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!