A Nissan anunciou um recall de 481.736 veículos nos Estados Unidos e Canadá por risco de falha nos motores 1.5 e 2.0 VC-Turbo. Segundo documentos enviados à NHTSA, o problema está relacionado ao desgaste prematuro dos mancais principais do motor, o que pode causar ruído excessivo, perda de potência e, em casos extremos, quebra completa da unidade de força.
Do total de veículos convocados, 443.976 estão nos Estados Unidos e 37.760 no Canadá.
Entre os modelos afetados estão:
-
Nissan Rogue (2021 a 2024)
-
Nissan Altima (2019 e 2020)
-
Infiniti QX50 (2019 a 2022)
-
Infiniti QX55 (2022)
Os modelos são equipados com motores de três e quatro cilindros com compressão variável. O 1.5 VC-Turbo de três cilindros, presente no Rogue, entrega cerca de 205 cv, enquanto o 2.0 VC-Turbo de quatro cilindros, usado nos modelos Infiniti e em alguns Altima, desenvolve até 272 cv. A principal inovação desses motores é o sistema de taxa de compressão variável, que promete unir desempenho e eficiência em um mesmo conjunto.
O defeito atinge motores produzidos entre 2018 e 2023. Estima-se que cerca de 1,2% das unidades tenham o problema, mas a fabricante optou por convocar todo o lote como medida preventiva.
Segundo a investigação, as falhas têm origem em contaminação ou acabamento defeituoso dos mancais do motor durante a fabricação, o que pode gerar detritos metálicos no cárter e comprometer o funcionamento de forma irreversível.
O reparo será feito da seguinte forma: se não houver detritos metálicos, o carro receberá novo óleo e reprogramação da central eletrônica; Já se houver destritos, o motor será substituído gratuitamente afirmou a montadora.
O motor VC-Turbo foi lançado como uma solução inovadora da Nissan, oferecendo variação da taxa de compressão em tempo real. No entanto, ele já vinha sendo alvo de críticas por ruído excessivo e possíveis falhas mecânicas.
- Acompanhe o Vrum também no Youtube e DailyMotion