No universo dos hipercarros, a Koenigsegg já é uma referência. Mas Christian von Koenigsegg, fundador da marca, parece sempre encontrar um jeito de ir além. A mais nova criação da marca sueca é o Jesko Sadair’s Spear, uma versão ainda mais extrema do Jesko, feita para quem leva pista a sério, mas não abre mão de rodar por vias públicas.
E emoção é o que move esse projeto desde o nome. “Sadair” era o cavalo com o qual Jesko von Koenigsegg, pai de Christian, encerrou sua trajetória nas corridas. O “Spear” (lança, em inglês) simboliza essa ideia de precisão, agilidade e ataque, tudo que o carro representa em performance. Resultado? Uma homenagem elegante, carregada de significado, embalada por 1.625 cavalos de potência.
Uma lança afiada como nunca
Visualmente, o Sadair’s Spear é um espetáculo, com aerofólio traseiro ativo gigante, difusores ainda maiores, novas aletas e uma dianteira redesenhada para otimizar a carga aerodinâmica, tudo funcional, nada estético. E o conjunto é tão eficiente que gera até 1.765 kg de downforce o suficiente para colar o carro no chão em velocidades absurdas.
O motor é o conhecido V8 5.0 biturbo da casa, recalibrado para render mais que o próprio Jesko Attack, chegando a 1.603 cv com etanol E85 e 1.282 cv com gasolina comum. Isso com menos peso (35 kg a menos) e uma relação peso-potência digna de Fórmula 1.
O câmbio continua sendo a obra-prima de nove marchas da Koenigsegg, sem volante de inércia, que permite trocas instantâneas. É uma sinfonia mecânica.
Legal para rua, mas pronto para qualquer pista
Apesar de ser um devorador de asfalto, o Spear não perdeu o que torna um Koenigsegg único: a capacidade de ser usado na rua. Tem ar-condicionado, rádio, carregador por indução e até acabamento refinado. Tudo isso com uma suspensão recalibrada, freios de carbono-cerâmica e rodas de carbono com pneus Michelin Cup 2R.
O desempenho? Já passou o Jesko Attack no circuito sueco de Gotland, a Nürburgring sueca, baixando 1,1 segundo no tempo de volta. E a promessa é de que ele vá ainda mais longe.
Como se não bastasse o pacote técnico e emocional, o Sadair’s Spear ainda é uma joia rara: serão apenas 30 unidades produzidas, todas já vendidas antes mesmo do lançamento. Preço? Algo em torno de R$ 28 milhões. Mas aqui, o número importa menos do que o simbolismo.
Christian não criou só mais um hipercarro para estatísticas, ele construiu uma memória sobre rodas. Um tributo afiado, veloz e inesquecível ao homem que deu nome ao Jesko. E que agora também dá alma à lança mais precisa já feita em Ängelholm.
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!