Por mais que a manutenção preventiva seja amplamente recomendada, a realidade das oficinas mostra o contrário, grande parte dos motoristas só leva o carro para o mecânico quando o problema já se tornou grave.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), mais de 1.770 acidentes em 2022 tiveram como causa falhas mecânicas, resultando em pelo menos 36 mortes nas estradas federais brasileiras. Além disso, a Confederação Nacional do Transporte (CNT) aponta que veículos com manutenção inadequada representam uma das principais causas de acidentes nas rodovias.
1. Troca de óleo e filtros
Responsáveis por garantir a lubrificação interna e a limpeza do motor, o óleo e os filtros precisam de atenção regular. Rodar com óleo vencido ou filtros velhos aumenta o desgaste das peças internas do motor e pode levar a um superaquecimento ou até à quebra total do motor. O conserto, nesses casos, pode facilmente ultrapassar R$?5 mil.
2. Sistema de freios (pastilhas, discos e fluido de freio)
Frenagem menos eficiente, pedal baixo e ruídos ao frear são sinais claros de desgaste. Muitos motoristas adiam a substituição das pastilhas, que custa entre R$?300 e R$?500, mas acabam precisando trocar também os discos, o que eleva a conta para mais de R$?2.000.
Outro item muitas vezes esquecido é o fluido de freio, que deve ser trocado a cada dois anos, em média. Quando negligenciado, o fluido pode perder eficiência, causando a temida "falta de freio" em situações críticas.
3. Suspensão e amortecedores
Amortecedores vencidos ou componentes da suspensão danificados comprometem a estabilidade do veículo, aumentam o risco de capotamento e reduzem a eficiência dos freios. Além disso, peças danificadas da suspensão aceleram o desgaste dos pneus e podem causar vibrações perigosas durante a condução.
4. Pneus (calibragem, desgaste e balanceamento)
Rodar com pneus carecas ou com a pressão incorreta é uma infração grave (5 pontos na CNH e multa de R$?195,23, segundo o Código de Trânsito Brasileiro). Além de manter a calibragem correta e checar o desgaste da banda de rodagem, muitos motoristas esquecem de fazer o balanceamento das rodas, que é essencial para evitar vibrações em alta velocidade, melhorar o conforto e prolongar a vida útil dos pneus. Pneus em mau estado ou mal balanceados aumentam o risco de aquaplanagem, dificultam frenagens e prejudicam a dirigibilidade.
5. Correias (dentada e acessórios)
As correias são responsáveis pelo sincronismo do motor e pelo funcionamento de diversos sistemas, como alternador e direção hidráulica. A quebra de uma correia dentada, por exemplo, pode causar sérios danos internos ao motor, com reparos que facilmente passam de R$?5 mil. Trocar preventivamente custa uma fração disso.
O barato sai caro
O que parece uma economia a curto prazo vira um rombo no orçamento depois. Enquanto uma revisão completa pode variar entre R$?300 e R$?1.200, o custo de um conserto corretivo quando a peça já quebrou ou danificou pode ultrapassar os R$?5 mil, além de colocar vidas em risco.
Ignorar os sinais do carro e adiar a manutenção não é apenas uma escolha financeira ruim é também uma ameaça à segurança de todos.
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