A Fiat lançou, nesta quarta-feira (21), o Tris, seu primeiro veículo de três rodas. O triciclo é 100% elétrico e foi criado para transportar mercadorias em grandes centros urbanos. Segundo a marca do Grupo Stellantis, o modelo estará à disposição nos países da África e do Oriente Médio.
O Tris é compacto, com 3,17 metros de comprimento, combinado com um raio de giro de 3,05 metros. Já a área de carga oferece aproximadamente 2,25 metros quadrados, com capacidade para levar até 540 kg.
Na apresentação do Tris, a Fiat destacou a facilidade de carregar o triciclo, equipado com um sistema de carregamento integrado e plugue de 220 V, permitindo recarga em qualquer tomada doméstica padrão. O carregamento vai de 0% a 80% em pouco mais de 3 horas.
Quanto à motorização, o triciclo é alimentado por um motor elétrico de 48 volts, que desenvolve 12,2 cv de potência e torque máximo de 4,5 kgfm. A velocidade máxima é de 45 km/h. Já a bateria de lítio, com capacidade de 6,9 kWh, oferece uma autonomia homologada de 90 km.
O Tris ainda é equipado com uma série de recursos avançados, como um moderno cluster digital de 5,7 polegadas, um conector USB-C e uma tomada de 12 V, garantindo que os dispositivos possam ser carregados em qualquer lugar.
Em relação aos itens de segurança, há cintos de três pontos, iluminação frontal em LED com farol baixo acionado por ignição, alarme sonoro de ré e reservatório do limpador de para-brisa.
Vai para a Europa?
Para o CEO da FIAT e diretor de marketing global da Stellantis, Olivier Francois, o Tris é mais do que apenas um veículo. "É um avanço na forma como pensamos sobre mobilidade urbana. À medida que as cidades crescem e a necessidade de transporte limpo e acessível se torna mais urgente, vimos a oportunidade de oferecer algo radicalmente simples e profundamente útil", disse.
"O Tris atende a esse chamado — fornecendo a trabalhadores autônomos, pequenas empresas e comunidades carentes uma ferramenta econômica e com zero emissões para avançar. Com sua estreia no Oriente Médio e na África, o TRIS está pronto para transformar a mobilidade da última milha e abrir novas portas para o empoderamento econômico e a inclusão social", acrescentou.
Fabricado no Marrocos, o modelo deve atender apenas o mercado da região neste momento. O CEO da Fiat, entretanto, afirma que a Europa também pode receber o Tris nos próximos anos. "Esse tipo de solução inteligente e sustentável fala uma linguagem universal", finalizou Francois.
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion