A Waymo, uma das maiores empresas de desenvolvimento de tecnologia para carros autônomos, convocou 1.212 veículos dos Estados Unidos para recall por risco de colisões. Segundo o comunicado, esses automóveis têm alta possibilidade de batidas em correntes, portões e outras barreiras. O chamado ocorre um ano após autoridades norte-americanas abrirem uma investigação sobre a Waymo.
A nota diz que o problema está no software do sistema de direção automatizada (ADS) de quinta geração. Ainda conforme a assessoria de comunicação da Waymo, ao menos 16 veículos autônomos colidiram em objetos nos últimos meses. Apesar disso, ninguém ficou gravemente ferido nos acidentes.
Por fim, a Waymo tratou de ressaltar a segurança dos veículos autônomos. "A Waymo oferece mais de 250 mil viagens pagas todas as semanas em alguns dos ambientes de direção mais desafiadores dos EUA", completou a companhia.
Carros autônomos no Brasil?
Se nos Estados Unidos a circulação é permitida, no Brasil o debate ainda é inicial. Atualmente, duas propostas sobre o tema estão em análise na Câmara. O Projeto de Lei 1317/23, do deputado Alberto Fraga (PL-DF), classifica veículo autônomo como aquele que, motorizado, não dependa de condutores humanos para deslocamento por meio de tecnologia georreferenciada, com tomada de decisões baseada em inteligência artificial.
Anexado ao texto, PL 3641/23, do deputado Bruno Ganem (Pode-SP), o texto cria norma específica para veículos parcial ou totalmente autônomos. As propostas tramitam em caráter conclusivo e ainda serão analisadas pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto final terá de ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!