x
UAI
reconquistar o mercado

Suzuki define futuro no Brasil enquanto Jimny está na mira

Com apenas o Jimny Sierra no catálogo, marca japonesa planeja novos modelos híbridos e elétricos para reconquistar o mercado

Publicidade
Suzuki Jimny tem bom desempenho off-road
Suzuki Jimny tem bom desempenho off-road Foto: Suzuki/Divulgação

A Suzuki não vai abandonar o Brasil. Após meses de rumores sobre uma possível saída do mercado, a montadora japonesa confirmou que seguirá operando por aqui, com novidades a caminho. Hoje, a marca tem apenas o Suzuki Jimny Sierra no portfólio, mas, segundo o CEO da HPE Automotores, novos modelos serão anunciados “em breve”. Entre os modelos cotados estão o Fronx, um SUV híbrido compacto, o e-Vitara, um SUV elétrico

A confirmação veio direto de Mauro Correia, que representa a Suzuki no Brasil por meio do grupo HPE Automotores. Em conversa com o Motor1.com, ele afastou a hipótese de uma segunda saída da marca – a primeira foi em 2012, antes de voltar em 2015 com o Jimny. “A Suzuki continua no Brasil”, confirmou, sem revelar quais modelos vêm por aí, mas prometendo novidades em breve. 

Suzuki Fronx
Suzuki Fronx Foto: Divulgação

A declaração é um alívio para quem temia o fim das operações, ainda mais depois que o Jimny Sierra, único carro da marca no país, teve problemas para se adequar às normas de emissões do Proconve L8, que entraram em vigor em 2025.

O Suzuki Fronx é um dos mais cotados. Produzido na Índia, esse SUV compacto híbrido com motor 1.5 aspirado e sistema híbrido leve de 12V tem porte para brigar com Fiat Pulse, Renault Kardian e Volkswagen Tera — mercado forte. 

Suzuki Fronx
Suzuki Fronx Foto: Divulgação

Outra possibilidade é o Suzuki e-Vitara, um SUV elétrico também fabricado na Índia e apresentado globalmente no fim de 2024. Com Enquanto as novidades não chegam, o Jimny Sierra segue como o único soldado da Suzuki no Brasil. 

Em 2024, a HPE importou um lote de 1.000 unidades para manter as vendas em 2025, mas o futuro do jipinho é incerto. Seu motor 1.5 a gasolina não foi atualizado para atender o Proconve L8, que exige emissões mais limpas. Sem ajustes, o Jimny pode sair de linha, como alertou o Autos Segredos em abril de 2025. A HPE ainda está negociando com a matriz no Japão para encontrar uma solução, mas, por enquanto, o modelo depende do estoque atual.

Suzuki Jimny 4x4 modelo 2019 azul de frente em movimento atravessando riacho
Suzuki Jimny tem boa capacidade para transpor riachos Foto: Suzuki/Divulgação

O Jimny Sierra é um caso à parte: pequeno, valente e com apelo off-road, ele vendeu 1.228 unidades em 2024, apesar do preço salgado, R$ 152.990 na versão 4Style MT. 

  • Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas