A Ford apresentou a versão com transmissão manual do seu principal esportivo global, o Mustang. A novidade era esperada por clientes do pony car desde 2018, mas chegará em edição limitadíssima e mesmo assim poucos clientes poderão ter acesso ao modelo especial. Além da transmissão e dos três pedais, o Mustang manual contará com detalhes estéticos exclusivos.
O que muda?
A nova versão do Mustang chega ao Brasil em pacote exclusivo para o país e custando R$ 600 mil, 51 mil a mais que o modelo automático. A configuração conta faixas exclusivas na cor preta e com elementos em bronze na carroceria. O tradicional cavalo da grade, o emblema GT Performance e as rodas aro 19 contam com a pintura exclusiva.
O modelo ainda recebeu bancos Recaro do tipo concha, emblema exclusivo na coluna C e também uma placa numerada de 0 a 200 no câmbio, mostrando justamente a edição limitada no principal ponto de destaque da versão.
Debaixo do capô está o já conhecido motor Coyote V8 5.0 a gasolina, que teve a potência aprimorada para 492 cv e 58 kgfm de torque, sendo o modelo mais potente de Mustang já lançado no Brasil. Os freios são cortesia da Brembo e contam com pinças pintadas em vermelho, o que remete à esportividade.
A suspensão conta com as mesmas barras estabilizadoras da versão especial Mach 1 e trazem o sistema de detecção automática de buracos, que aumenta a rigidez dos amortecedores para evitar impactos nas rodas e pneus.
A parte eletrônica agora oferece flat shift, que permite trocas de marcha com o pé no acelerador, controle de largada e rev match, que sincroniza as rotações do motor automaticamente em reduções de marcha.
Recursos desenvolvidos para a pista
Além do rev match automático, o Mustang também conta com o conhecido “Track Apps”, que consiste em diversas funcionalidades pensadas para o uso em pista. Entre elas estão o Drift Brake, que permite que o motorista faça drift usando o freio de mão para auxiliar nas manobras. Sem essa função, o freio de mão é eletrônico, apesar da manopla convencional.
O Track Apps também oferece “Line Lock”, que trava as rodas dianteiras e permite que o motorista faça borrachão, além de cronômetros especiais para uso em pista, mostradores de força G e medidores de temperatura do motor, pressão e temperatura de óleo e diferencial.
Edição limitadíssima
Além de desembolsar 600 mil reais para adquirir o Mustang manual, o processo de compra do esportivo não será simples. A pré-venda, que começa neste mês de maio, será dividida em três fases.
A primeira fase será destinada exclusivamente para proprietários de Mustang. Caso ainda sobre unidades disponíveis, proprietários de outros carros da Ford poderão comprar uma unidade do esportivo com transmissão manual. Só então, na terceira fase, a pré-venda estará disponível para o público geral.
A Ford não especificou o tempo de duração de cada fase, mas é de se esperar que dificilmente o público geral tenha chances, visto que a quantidade de unidades é bem limitada.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion