A manutenção é importantíssima para o bom funcionamento de um automóvel. Sempre quando se fala nesse tópico e em prazos para troca de componentes, especialistas sempre recomendam trocar alguns componentes em caso de “uso severo”. Mas você sabe o que é esse tipo de utilização? Conheça mais no texto abaixo:
Segundo a NGK, fabricante de velas automotivas, o uso severo compreende aqueles casos onde os motoristas rodam poucas distâncias com o carro. Na maioria das vezes, carros que passam por essa situação acabam funcionando “frios”, ou seja, sem a temperatura ou lubrificação ideal para o funcionamento.
Esse tipo de uso, além de acentuar o desgaste de algumas peças internas do motor, pode contaminar o lubrificante, as velas de ignição e até mesmo danificar sensores de oxigênio e catalisador.
“O resultado [de rodar com o carro frio] é o acúmulo de óleo lubrificante no coletor e a queima desses vapores gera resíduos que comprometem o funcionamento dos sensores de oxigênio e dos catalisadores, reduzindo sua eficiência”, explica Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra, proprietária da NGK.
Como evitar esse desgaste severo? Confira algumas dicas
O ideal é sempre deixar o carro atingir a temperatura de funcionamento ideal antes de começar o trajeto. Nem sempre é possível tomar essas precauções antes de sair de casa, portanto, confira algumas dicas que podem suavizar e reduzir os efeitos negativos.
1 - Rodar em rodovias periodicamente: Percorrer trechos de cerca de 10 km em velocidade constante, uma ou duas vezes por mês, auxilia na queima de resíduos acumulados. No entanto, se o acúmulo for excessivo, pode ser necessária a desmontagem para uma limpeza mais profunda.
2 - Utilizar combustível de qualidade: combustíveis fora do padrão aumentam a formação de depósitos no motor, podendo causar dificuldades na partida a frio, marcha lenta irregular, falhas na aceleração e ruídos ao retomar velocidade em marchas longas.
3 - Realizar a manutenção correta: é fundamental respeitar o plano de manutenção recomendado no manual do veículo, considerando a condição de uso severo para quem realiza apenas percursos curtos. Nesses casos, os intervalos de manutenção costumam ser reduzidos pela metade. Em algumas situações, a revisão deve ser feita por tempo de uso, mesmo que a quilometragem ainda esteja baixa.
4 - Evitar acelerações bruscas e rotações excessivas: uma condução com padrões irregulares constantes pode elevar ainda mais o consumo e o desgaste dos componentes. O excesso de rotação e aceleração fortes, com o motor ainda frio, fora da sua condição ideal de trabalho, pode acelerar o desgaste prematuro do motor.
Componentes mais afetados
O uso severo relacionado a curtas distâncias favorece a contaminação do óleo lubrificante e das velas de ignição. Em casos extremos, também pode comprometer os sensores de oxigênio e o catalisador. Durante a fase fria do motor, a injeção de uma quantidade maior de combustível intensifica a contaminação do óleo lubrificante, aumentando o fluxo de vapores para o coletor de admissão.
“O resultado é o acúmulo de óleo lubrificante no coletor e a queima desses vapores gera resíduos que comprometem o funcionamento dos sensores de oxigênio e dos catalisadores, reduzindo sua eficiência”, explica Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra.
Quando a substituição de componentes se torna necessária, a Niterra, por meio das marcas NGK e NTK, disponibiliza peças de alta performance para o sistema de ignição, como velas, cabos e bobinas, além de sensores de oxigênio acessíveis ao mercado de reposição automotivo.
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