Faleceu nesta segunda-feira (21) o Papa Francisco I. O líder da igreja católica era conhecido por sua simplicidade e humildade, e o carro utilizado pelo argentino durante visita ao Brasil, um Fiat Idea.
Em visita ao Rio de Janeiro em julho de 2013 para participar da Jornada Mundial da Juventude, o pontífice precisava de um veículo para realizar seus deslocamentos pela cidade. A Fiat, então parceira do Vaticano, pôs à disposição do Papa alguns de seus modelos mais importantes à época como Linea e Bravo, com blindagem especial para a ocasião. Contudo, o argentino queria ser visto pelos fieis e exigiu um carro mais simples e com maior área envidraçada.
Por isso, um simples, modesto e até relativamente popular Idea Essence 2012 foi escolhido para realizar o transporte de Francisco pelas ruas cariocas.
O caso ficou marcado também pelo fato do motorista que transportava o papa ter errado o caminho para a Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro. O erro fez o carro passar pela Avenida Presidente Vargas, que estava lotada de fieis para o evento. Com isso, os fieis logo perceberam a presença de Francisco e partiram para cima do carro.
Hoje o carro está no acervo da própria Fiat em Betim (MG) e segundo informações da própria fabricante, preserva ainda amassados e arranhões realizados pela comoção dos fieis.
Além do Idea, Francisco também utilizou um Mercedes-Benz Classe G, devidamente convertido para papamóvel durante a aparição pública no evento.
Carro foi contra os planos da Fiat
Visando sempre a segurança e conforto da autoridade da Igreja Católica, a Fiat disponibilizou carros blindados para o deslocamento de Jorge Bergoglio pelo Rio de Janeiro, mas o pedido pegou a fabricante desprevenida.
Em entrevista ao podcast A Roda, Ricardo Dilser, ex-assessor de imprensa da Fiat, o modelo na verdade pertencia a uma locadora e foi alugado às pressas pela fabricante, que veio a adquirir o veículo mais tarde.
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