x
UAI
Linha 17-Ouro

BYD no Metrô de São Paulo? Conheça o trem da fabricante chinesa

Empresa chinesa será a responsável pelas composições da Linha 17-Ouro do Metrô, que ligará o Aeroporto de Congonhas ao bairro do Morumbi

Publicidade
Cada composição da BYD transportará até 616 pessoas
Cada composição da BYD transportará até 616 pessoas Foto: Reprodução/Metrô SP

Líder no mercado de carros eletrificados no Brasil, a BYD também passará a ser importante para o transporte coletivo de São Paulo, a maior cidade do país. Isto porque a fabricante chinesa será a responsável pelos trens da Linha 17-Ouro do Metrô, que ligará o Aeroporto de Congonhas ao bairro do Morumbi e tem previsão para começar a operação em 2026. As informações foram publicadas pelo UOL. 

Ao todo, a BYD entregará um lote de 14 composições encomendados pelo Metrô de São Paulo. A primeira unidade, inclusive, já chegou à capital paulista, em setembro deste ano. Todas serão utilizadas na Linha 17-Ouro, que terá 6,7 km de extensão e será do tipo monotrilho, similar à Linha 15-Prata, da Zona Leste do município. 

Ao todo, a nova linha passará por oito estações, sendo elas: Congonhas, Jardim Aeroporto, Brooklin Paulista, Vereador José Diniz, Campo Belo, Vila Cordeiro, Chucri Zaidan e Morumbi. Além da ligação com o aeroporto, a Linha-17 Ouro também fará integração com a Linha 5-Lilás e Linha 9-Esmeralda. O projeto visa facilitar o embarque e desembarque de milhões de passageiros, além de diminuir o caótico trânsito da capital paulista. 

Sobre os trens

Linha 17-Ouro terá trens da BYD em São Paulo
Linha 17-Ouro terá trens da BYD em São Paulo Foto: Reprodução/Metrô

As composições da BYD terão cinco carros interligados, sendo dois nas extremidades e três intermediárias. Ao todo, cada trem terá capacidade de transportar 616 passageiros, sendo 114 pessoas sentadas. Assim como na Linha 15-Prata, os assentos serão posicionados de frente e também pelas laterais. 

Quanto às dimensões, cada composição mede 60,8 metros de comprimento e 32 metros de largura, sendo que os vagões das extremidades (13,5 metros) são maiores do que os intermediários (10 metros). 

Em um sistema semelhante ao da Linha 4-Amerela, da ViaQuatro, as composições da BYD também contam com passagem livre entre os carros. Na parte interna, os trens ainda contam com ar-condicionado e iluminação de LED. Por fim, as embarcações serão equipadas com baterias que podem percorrer até 8 km em caso de falta de energia. A ideia do Metrô é que todas as embarcações passem por uma série de testes em 2025. 

Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!