A Renault confirmou oficialmente que irá investir 350 milhões de dólares na Argentina para a produção de uma nova picape intermediária. O aporte equivalente a 1,9 bilhão será destinado à fábrica de Santa Isabel, em Córdoba, responsável pela produção da picape Alaskan, do utilitário Kangoo, Sandero, Logan e da Nissan Frontier.
Meta ousada de produção
Segundo o CEO da Renault na América Latina, Luis Pedrucci, a nova picape será produzida exclusivamente na Argentina, portanto, a ideia será exportá-la não somente para os países vizinhos, mas também outros continentes. O executivo ainda afirmou que espera um volume anual de 100 mil unidades.
A meta é bastante otimista, mesmo sem um prazo definido para atingir esse volume. A Fiat Toro, por exemplo, foi lançada em 2016 e ao fim de 2023 atingiu a meta de 500 mil unidades produzidas, uma média de menos de 65 mil carros por ano.
O que pode explicar essa meta ambiciosa é a parceria com a Nissan, aos mesmos moldes de Frontier/Alaskan na Argentina, que compartilham plataforma, motorização e até mesmo a fábrica. A fabricante japonesa já confirmou que trabalha em uma nova picape intermediária abaixo da Frontier.
Como será a nova picape da Renault?
Baseada no conceito Niagara, apresentado no Brasil em outubro do ano passado, a nova picape irá dividir a plataforma RGMP (Renault Global Modular Platform) com o Kardian. O conceito era equipado com motorização híbrida, que deve ser aplicada no veículo final de produção.
O conceito tinha 4,90 metros de comprimento e 2,95 m de distância entre-eixos e a plataforma permite carros com entre-eixos de até 3 metros. Todavia, é claro que o alvo da Renault com sua nova picape intermediária será a Fiat Toro.
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