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Chevrolet S10 2025 evoluiu? Ou ficou só na 'maquiagem'?

Caminhonete mostra aprimoramentos importantes no interior e na dirigibilidade, mas poderia ter ido além

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Na linha 2025, S10 ganhou uma nova dianteira, com faróis afilados
Na linha 2025, S10 ganhou uma nova dianteira, com faróis afilados Foto: Alexandre Carneiro/EM/D.A.Press

De Pirenópolis (GO) - De maneira bem direta, a resposta para a pergunta do título é: sim, evoluiu. A Chevrolet S10 traz novidades importantes para a linha 2025, que vão além da reestilização aplicada ao design. De qualquer modo, por falar no visual, o retoque, que deu faróis afilados e capô musculoso à dianteira, caiu bem na picape. Assista ao vídeo e conheça melhor as novidades:

A versão Z71, em especial, na qual a nova grade, de estilo “parrudão”, vem pintada de preto brilhante, ficou bastante atraente. Isso é pessoal, mas este repórter achou o resultado mais interessante que o da configuração top de linha High Country, que abusa dos cromados. A LTZ, na qual esse componente é da cor da carroceria e traz apenas alguns frisos com acabamento em cromo, também agrada. 

Interior

Por dentro, a impressão é ainda mais positiva. O novo painel, com telas digitais integradas, de 8 polegadas para os mostradores e de 11 polegadas para a central multimídia, conseguiu atualizar bastante o interior da Chevrolet S10 2025. A instrumentação é completa e inclui termômetro do fluido de arrefecimento, medidor da carga da bateria e estimativa da vida útil do óleo do motor. 

Nas versões LTZ e High Country, o painel traz um enxerto emborrachado, capricho de inédito na picape. No entanto, em geral, o acabamento está na média da categoria. A bola fora, nesse sentido, foi a manutenção das forrações das portas: isso não traz prejuízos à habitabilidade, mas provoca um descompasso visual. O volante, também redesenhado e igual ao da picape Silverado, tem boa pegada e ganhou uma coluna ajustável tanto em altura quanto em distância, melhorando bastante a ergonomia. 

No banco traseiro, nada mudou. Assim, ainda não foi na linha 2025 que a Chevrolet S10 recebeu difusores de ar dedicados, mas ao menos os ocupantes da segunda fileira contam com duas entradas USB e com nichos para objetos nas portas. Outro inconveniente que permanece é o assento muito baixo, que deixa os passageiros em posição desconfortável: trata-se de um mal bastante comum em picapes com construção sobre chassis de longarinas.

Na caçamba, está um ponto no qual a picape regrediu: o protetor de caçamba não vem de fábrica nem mesmo na versão top de linha High Country. Esse equipamento faz parte da extensa linha de acessórios da caminhonete, que inclui mais de 100 itens. Assim, o proprietário precisa pagar à parte e instalá-lo na concessionária, o que não faz sentido em um veículo com preços acima de R$ 200 mil.

Preços da Chevrolet S10 2025

A linha 2025 da Chevrolet S10 passou a ser composta por sete versões, que incluem opções com carrocerias do tipo cabine-chassi e cabine simples. Confira os preços de toda a gama: 

Versões da Chevrolet S10 2025 Preços
WT cabine-chassi R$ 223.620
WT cabine simples R$ 232.710
WT cabine dupla R$ 247.860
WT cabine dupla automática R$ 268.060
Z71 R$ 281.900
LTZ R$ 292.800
High Country R$ 302.900

Caminhonete Chevrolet S10 Z71 2025 branca, de traseira, estacionada em local descampado, com pôr do sol ao fundo
Versões Z71, LTZ e High Country têm sempre cabine dupla Foto: Alexandre Carneiro/EM/D.A.Press

Como é dirigir a Chevrolet S10 2025?

O test-drive organizado pela Chevrolet incluiu um percurso rodoviário de aproximadamente 150km entre as cidades de Brasília (DF) e Pirenópolis (GO), nas versões Z71 e High Country da S10 2025. Inserir o itinerário na central multimídia, que tem conexão sem fio com as plataformas Android Auto e Apple Car Play, foi fácil, graças à operação direta e intuitiva. Também há Wi-Fi a bordo, para até sete aparelhos. Bastou, então, apertar o botão para ligar o motor, outra novidade na picape, e acelerar.  

Já na estrada, fica claro que a Chevrolet S10 2025 realmente entrega melhor desempenho. Vale lembrar que o motor ganhou 7 cv de potência, chegando a 207 cv, e 1 kgfm de torque: o valor máximo não só chegou a 52 kgfm como ficou disponível em uma faixa mais ampla, entre 1.600 e 2.400 rpm.

Para chegar a esses números, o fabricante aplicou novos pistões e turbocompressor à unidade 2.8 turbodiesel, que também recebeu uma central eletrônica com capacidade de processamento bem maior. Porém, no conjunto mecânico, a grande novidade da Chevrolet S10 2025 é um inédito câmbio automático de oito velocidades, semelhante ao da picape Colorado, comercializada nos Estados Unidos. Como há mais marchas, as relações entre elas ficaram menores, otimizando o desempenho.

Ademais, em oitava, o motor gira abaixo de 2.000 rpm, proporcionando grande silêncio a bordo. Por falar nisso, o fabricante trabalhou na coxinização do motor e da carroceria, justamente para aprimorar o isolamento de ruídos e vibrações.  

Motor 2.8 turbodiesel da Chevrolet S10 2025: na foto, vê-se a cobertura plástica do propulsor com a inscrição "Duramax"
Na linha 2025 da S10, motor 2.8 passou a desenvolver 207cv e 52kgfm Foto: Chevrolet/Divulgação

Força nas ultrapassagens

Na prática, é fácil perceber os ganhos em desempenho. A Chevrolet S10 2025 acelera com disposição e, principalmente, demonstra força de sobra em ultrapassagens. O câmbio de oito marchas é rápido e suave, mantendo o motor sempre desperto. Para ficar melhor, só mesmo se tivesse ganhado borboletas no volante, mas isso ainda não aconteceu: caso queira fazer trocas sequenciais, o motorista precisa dar toques na alavanca. 

Por óbvio, apesar dos ganhos em desempenho, as concorrentes Ford Ranger e Volkswagen Amarok, ambas com motores 3.0 V6 turbodiesel, com cerca de 50 cv e 10 kgfm a mais, continuam à frente nesse aspecto. Entretanto, o caso é que a performance mais que coerente dentro da proposta. Se a comparação for com as picapes a diesel de quatro cilindros, o jogo vira a favor da Chevrolet S10 2025.

Consumo da Chevrolet S10 2025

E, ao menos durante o percurso de test-drive, por rodovias majoritariamente planas, o consumo também foi convincente, em torno de 13km/l. É uma média melhor que aquelas constantes no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro, que indicam:

  • Consumo da Chevrolet S10 2025 na estrada (Inmetro): 11,4 km/l
  • Consumo da Chevrolet S10 2025 na cidade (Inmetro): 9,5 km/l 

Chevrolet S10 High Country modelo 2025 verde caçamba com a tampa traseira aberta e capota marítima enrolada estática no estúdio
Todas as versões trazem de série a capota marítima, mas a proteção da caçamba é acessório Foto: Chevrolet/Divulgação

Suspensão e direção agradam

A Chevrolet aproveitou as mudanças da linha 2025 para recalibrar a suspensão da S10. Os eixos ganharam ainda bitolas mais largas, mas a arquitetura é a mesma, com feixes de molas na traseira. Para uma caminhonete com esse tipo de sistema, construção sobre chassis e mais de 2 toneladas de peso, o resultado agrada.

A picape tem rodar confortável e absorve bem as imperfeições do solo, mas não é macia a ponto de ficar desequilibrada em curvas. O bom compromisso entre esses dois aspectos é justamente o destaque do conjunto. A direção, que manteve a assistência elétrica, também passou por uma recalibração. O resultado, novamente, agrada: o volante é bastante leve em manobras, mas o grande efeito regressivo o torna firme e responsivo em alta velocidade.

O sistema de freios, no entanto, permanece com tambores na traseira: a Chevrolet afirma que a adoção de novos pneus melhorou o desempenho de frenagem da S10 2025. Ainda assim, uma caminhonete já pesada e com mais de 1 tonelada de capacidade de carga merece discos nas quatro rodas.

Já no fim do test-drive, ficou evidente ainda uma outra novidade da linha 2025: os bancos, que mantiveram a conformação anterior, mas ganharam novas espumas, com diferentes densidades. Confortáveis, eles apoiaram muito bem o corpo e não causaram cansaço. Por um breve percurso noturno, também foi possível notar que os novos faróis, que têm iluminação em LED a partir da versão Z71, são eficientes.

Chevrolet S10 High Country 2025 cinza de frente estacionada
Na versão High Country, a S10 tem muitos cromados Foto: Chevrolet/Divulgação

Chevrolet S10 2025 vale a pena?

Tudo colocado na balança, a Chevrolet S10 agradou e mostrou que as mudanças da linha 2025 foram positivas. Porém, também fica evidente que o fabricante poderia ter ido além, tanto no interior quanto na parte mecânica.

De qualquer modo, as novidades devem manter o produto competitivo no mercado durante mais algum tempo, até porque não vieram acompanhadas dos tradicionais aumentos de preço. Para o público fiel da caminhonete, deve ser o bastante para garantir os bons números de vendas e, consequentemente, fazê-la permanecer na vice-liderança do segmento.   

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