UAI
Utilitário francês

Renault Bigster: SUV médio pode chegar ao Brasil no ano que vem

Modelo da montadora francesa poderá ter versão com capacidade para sete lugares e motorização híbrida

Publicidade
Com lançamento previsto para o final do ano na Europa, modelo pode chegar em 2025 no Brasil
Com lançamento previsto para o final do ano na Europa, modelo pode chegar em 2025 no Brasil Foto: Kolesa / Reprodução

A Renault fará alterações em seu portfólio de modelos no Brasil e os preparativos para isso já começaram. A montadora trabalha em dois novos SUVs, sendo um deles baseado no Dacia Bigster. O utilitário-esportivo médio chegará ao mercado brasileiro para rivalizar com o Jeep Compass, e promete ter ainda mais espaço que seu rival.

O novo SUV médio da Renault foi antecipado por um conceito ainda em 2021 e sua estreia está prevista para o fim de 2024 na Europa. O modelo foi recentemente flagrado em testes em estradas do Velho Continente.  

Renault Bigster tem design inspirado no Duster

O Renault Duster 2024 comercializado na Europa compartilha seu desenho com o Dacia Bigster. Suas diversas projeções mostram que o design do farol e da grade, as aberturas quadradas do para-lamas são vistas no SUV europeu da marca francesa. O formato musculoso da parte traseira e a coluna C também foram inspirados do Duster.

Apesar das semelhanças, o Renault Bigster é relativamente maior que seu irmão. O modelo cotado para o Brasil terá aproximadamente 4,60m de comprimento – contra 4,34m do Duster – e se diferenciará pelo seu porte e espaço interno extra. O SUV fará parte do segmento C e, se confirmado, poderá acomodar até sete passageiros.

Renault Duster verde musgo visto pela lateral com detalhes da traseira. Veículo está parado em via pavimentada com faixas verticais brancas, ao fundo é possível ver montanhas nos lados esquerdo e direito da foto com céu claro ao centro.
Apesar das semelhanças, Bigster será maior que utilitário europeu da marca francesa Foto: Renault / Divulgação

O Renault Bigster será montado na plataforma CMF-B da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi e deverá ter capacidade de 500 litros em seu porta-malas – o Renault Duster tem capacidade de 472 litros.

Renault Bigster pode ter motorização híbrida

A divisão romena da Renault, Dacia, deve replicar o que é oferecido pelo Duster na Europa. Sendo assim, o SUV médio poderá ser equipado com propulsor 1.0 GLP ECO-G de 100cv, usando gás liquefeito de petróleo, motor 1.2 micro-híbrido de 131cv, e até o 1.6 híbrido convencional com 140cv e transmissão automática. Para o Brasil, o Bigster deve chegar equipado com o 1.3 turbo de 170cv.

É esperado que o Renault Bigster parta de 20 mil euros – R$ 115 mil em conversão direta – e chegue a, aproximadamente, 30 mil euros – R$ 172,5 mil – em suas versões mais completas. Dessa forma, o SUV médio chegaria mais caro que o Duster.

A Renault já confirmou que terá um utilitário baseado no Bigster e que faria parte da estratégia de oferecer modelos mais refinados ao invés de buscar um grande volume de vendas com veículos básicos. Ainda não há previsão para seu lançamento no Brasil, no entanto, a montadora francesa já busca peças para um novo modelo. O mais provável é que o lançamento seja no ano que vem. A empresa ainda trabalha em um SUV-coupé.

  • Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas