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MERCADO

Na contramão do resto do mundo, Brasil tem alta nas vendas de carros elétricos

Enquanto a demanda está estagnada na Europa e na América do Norte, segmento vem atraindo os consumidores locais

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Defeitos na rede pública de recarga é um dos fatores que fazem com que muitos desistam de viajar com carro elétrico
Defeitos na rede pública de recarga é um dos fatores que fazem com que muitos desistam de viajar com carro elétrico Foto: Daumer De Giuli/Tripe Online Mkt/Divulgacao

O mercado de carros 100% elétricos passa por um momento de crescimento no Brasil. No primeiro trimestre de 2024, as vendas desses modelos subiram nada menos que 39% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). O curioso é que o país vive uma situação oposta à do restante do mundo, onde a aceitação dos automóveis "verdes" está estagnada ou até mesmo em queda

Nos países da União Europeia, durante o mesmo período, as vendas totais de carros elétricos até cresceram discretamente, em um percentual de 3,8%. Porém, o mercado como um todo, que inclui também os modelos híbridos e a combustão, avançou 4,4%, de modo que a participação dos automóveis elétricos nas vendas diminuiu de 12,1% para 12%: o cenário, portanto, é de estagnação. 

Por outro lado, apesar dos avanços, os carros elétricos ainda respondem por uma parcela muito pequena nas vendas totais do Brasil. Segundo o levantamento da ABVE, mesmo somados os emplacamentos de todo o segmento de veículos eletrificados, que incluem também os modelos híbridos, a participação no mercado foi de apenas 7,5% entre os últimos meses de janeiro e março. 

A penetração limitada, aliás, ajuda a explicar o momento de crescimento dos carros elétricos no Brasil. É que o desafio de crescer em um mercado ainda pouco explorado é menor que o de avançar em segmentos já dão alguns sinais de saturação. Para se ter uma ideia, no primeiro trimestre de 2023, os eletrificados respondiam somente por cerca de 3% das vendas totais de automóveis no país.

Em vez de elétricos, fabricantes apostam em híbridos no Brasil

Ilustração do sistema de bateria e carregamento de um carro elétrico
Custo das baterias eleva bastante os preços dos carros elétricos Foto: Shutterstock/ reprodução

Apesar da alta na demanda por carros puramente elétricos, as empresas instaladas no Brasil vêm apostando que os híbridos, equipados também um motor a combustão, é que dominarão o mercado. Entre as multinacionais que já confirmaram a produção desse tipo de veículo no país, estão Honda, Hyundai, GWM, Chevrolet, Volkswagen e Grupo Stellantis, detentor das marcas Fiat, Peugeot, Citroën, Jeep e Ram. Vale lembrar que a Toyota já fabrica modelos híbridos em território nacional.

A única que confirmou a nacionalização de carros 100% elétricos foi a BYD, que, porém, também fabricará híbridos. Outras empresas, como GWM e o Grupo Stellantis, anunciaram que avaliam a possibilidade de produzir modelos desse gênero no país, mas ainda não bateram o martelo. 

O motivo para a aposta nos híbridos baseia-se em dois pilares: custo de produção e infraestrutura. É que a bateria dos carros totalmente elétricos onera bastante o valor final do produto, gerando reflexos diretos para os consumidores. Ademais, o Brasil tem um amplo território, que representa um enorme desafio para a implantação de uma rede de recarga eficiente.