UAI
Nova era

Hyundai terá nova gama de carros importados no segundo semestre

Empresa passará a realizar importações por conta própria, sem intermédio da Caoa, que, porém, manterá parceria na fábrica de Anápolis (GO)

Publicidade
O Palisade é um SUV grande e luxuoso, com oito lugares divididos em três fileiras de assentos
O Palisade é um SUV grande e luxuoso, com oito lugares divididos em três fileiras de assentos Foto: DREW PHILLIPS/Hyndai/Divulgação

De São Paulo – A Hyundai afirma que está entrando em uma nova era no Brasil, já que começará a trazer, por conta própria, a gama de carros importados a partir deste ano. O Grupo Caoa, que até então realizava essa função, manterá a parceria apenas para montar veículos na fábrica de Anápolis (GO). Porém, de imediato, a única mudança será a unificação da rede de concessionários, que abandonará a distinção entre lojas só para a linha nacional ou estrangeira. Os frutos dessa nova estratégia só surgirão, de fato, a partir do segundo semestre deste ano.

Hyundai Palisade 2024 cinza escuro de lateral estático no asfalto
Palisade pretende rivalizar com modelos premium, como Land Rover Discovery e Jeep Grand Cherokee Foto: DREW PHILLIPS/Hyundai/Divulgação

É que, a partir de julho, a Hyundai lançará dois carros inéditos, ambos importados, no mercado brasileiro. Um deles será o Palisade, um SUV grande e luxuoso, com oito lugares divididos em três fileiras de assentos. Com ele, a marca sul-coreana pretende rivalizar com modelos premium, como Land Rover Discovery e Jeep Grand Cherokee. O outro será o Ionic 5, com propulsão 100% elétrica, pinta de hatch e design nostálgico, que lembra o do Pony, o primeiro automóvel da fabricante.

Por enquanto, nem o Palisade nem o Ionic 5 têm preços definidos. Porém, ambos não terão valores baixos. A ideia da Hyundai, ao que tudo indica, é a de posicioná-los como carros de imagem, sem ambições de atingir altos volumes de vendas.

Hyundai Palisade 2024 cinza escuro de traseira estático no asfalto
O Hyundai Palisade deve trazer motor 3.8 litros V6 a gasolina, de 295cv de potência, associado a um câmbio automático de oito marchas Foto: Hyundai/Divulgação

Como serão os novos carros da Hyundai?

A começar pelo Hyundai Palisade, cabe destacar que ele tem mecânica "old school", capitaneada por um motor 3.8 litros V6 a gasolina, capaz de entregar 295cv de potência. Associado a ele, há um câmbio automático de oito marchas e sistema de tração integral.

Entre os equipamentos, o Palisade terá itens sofisticados, como massageador no banco do motorista, sistema multimídia de alta conectividade, com tela de 12 polegadas e carregamento rápido para smartphones, rodas de 20 polegadas e um pacote completo de sistemas de auxílio à condução.

Hyundai Palisade 2024 cinza escuro interior painel e bancos dianteiros estático no asfalto
O Palisade tem massageador no banco do motorista e multimídia com tela de 12 polegadas e carregamento rápido para smartphones Foto: Hyundai/Divulgação

Há até algumas funções de direção semi-autônoma, como para manobrar ou dar ré em locais apertados. Tudo isso pode ser feito sem o motorista a bordo, por meio da chave, que, por sua vez, pode ficar em casa e dar lugar ao celular ou a um Apple Watch.

Quanto ao Ionic 5, a Hyundai não especificou os dados de potência, mas, no exterior, há versões com 170cv a até 325cv. A bateria, porém, tem 72,6kWh de capacidade, o que permite autonomia de até 480 quilômetros, segundo o fabricante. Em uma rede de 800V, uma recarga rápida, de 10% a 80%, dura apenas 18 minutos, ainda de acordo com a marca sul-coreana.

Hyundai IONIQ 5 2024 preto de frente e champanhe de traseira estáticos no asfalto
A Hyundai não especificou os dados de potência do Ionic 5, mas, no exterior, há versões com 170cv a até 325cv Foto: Hyundai/Divulgação

Entre os equipamentos, o carro elétrico traz duas telas integradas no painel, para a central multimídia e os instrumentos, ambas com 12,25 polegadas, e pacote completo de assistentes à direção.

Hyundai IONIQ 5 2024 interior painel e bancos dianteiros estático no estúdio
O Ionic 5 traz duas telas integradas para a central multimídia e os instrumentos, ambas com 12,25 polegadas, além de pacote completo de assistentes à direção Foto: Hyundai/Divulgação

Outras novidades para 2025

Além do Palisade e do Ionic 5, a Hyundai estuda lançar dois outros novos carros no Brasil: o Santa Fé e o Kona de última geração. O primeiro é um SUV de sete lugares para concorrer com Caoa Chery Tiggo 8 e Jeep Commander, enquanto o segundo enfrentaria GWM Haval H6 e as versões topo de linha do Toyota Corolla Cross. O lançamento de ambos, porém, além de não estar confirmado, não deverá ocorrer antes de 2025.

Hyundai Santa Fé modelo 2024 cobre de frente lateral estático no asfalto
O Hyundai Santa Fé é um SUV de sete lugares para concorrer com Caoa Chery Tiggo 8 e Jeep Commander Foto: DREW PHILLIPS/Hyundai/Divulgação

Existem diferentes opções de motorizações para os dois modelos no exterior. Porém, a tendência é que eles cheguem em versões híbridas. Os dois associam um motor 1.6 a combustão a unidades elétricas: no Santa Fé, o propulsor térmico é turbocarregado, o que resulta em 235cv de potência combinada. Já no Kona, de aspiração natural, o número fica em 141cv.

Hyundai Kona EV modelo 2024 prata de frente em movimento no asfalto
O Hyundai Kona chegará para enfrentar o GWM Haval H6 e as versões topo de linha do Toyota Corolla Cross Foto: Hyundai/Divulgação

(*) Jornalista viajou a convite da Hyundai

Confira os vídeos do Vrum nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas