UAI
Jeep 4x4 híbrido

Jeep Avenger ganha nova versão híbrida 4xe; modelo vem ao Brasil?

Modelo apresentado no Salão do Automóvel de Genebra tem três motores, sendo um a combustão e dois elétricos

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Jeep Avenger 4xe é apresentado, modelo será híbrido e terá tração nas quatro rodas
Jeep Avenger 4xe é apresentado, modelo será híbrido e terá tração nas quatro rodas Foto: Jeep/Divulgação

A Jeep apresentou no Salão do Automóvel de Genebra, na Suíça, o Avenger 4xe, uma nova versão do modelo chamado de “baby Jeep”. Trata-se de uma versão híbrida do SUV, com tração 4x4. Ao contrário das versões 4xe de seus irmãos Renegade e Compass, a novidade apresentada pela montadora utiliza um conjunto híbrido da antiga PSA.

O modelo foi um grande lançamento no ano passado por ser o primeiro 100% elétrico da marca. Porém, por enviar potência apenas para as rodas dianteiras, o modelo não foi considerado “Jeep” suficiente.

O Avenger 4x4 já havia dado as caras no Salão do Automóvel de Paris em 2022, mas a versão que foi apresentada na Suíça não perdeu a aparência robusta do conceito.

Conjunto mecânico do Jeep Avenger 4xe

Jeep Avenger 4xe visto pela traseira em cima de rochas com tela ao fundo escrito Jeep.
Jeep Avenger 4xe terá motor a combustão de 134cv e outros dois propulsores elétricos Foto: Jeep/Divulgação

O Avenger 4xe usa sistema híbrido leve de 48V, junto de um motor a combustão de quatro cilindros, de 134cv de potência, combinados com dois propulsores elétricos de 28cv. Apesar da motorização a combustão, o SUV também pode funcionar exclusivamente com energia elétrica em baixas velocidades – a autonomia nessa condição não foi informada.

Um dos motores do Jeep Avenger 4xe é integrado a uma transmissão automática de dupla embreagem com seis velocidades. Por conta da tecnologia “power looping” da montadora americana, todas as quatro rodas podem tracionar independente do estado de carga da bateria.

De acordo com Eric Laforge, diretor da Jeep na Europa, o desenvolvimento do Avenger 4xe entrega “condução contínua em diferentes estradas”.

Plataforma e design do Jeep Avenger 4xe

Jeep Avenger 4xe em cima de rochas com tela ao fundo escrito "Jeep Avenger 4xe".
Jeep Avenger 4xe foi apresentado em 2022 como conceito Foto: Jeep/Divulgação

O modelo apresentado pela Jeep usa a mesma base do Citroën C3 e do Peugeot 208, a plataforma CMP. O veículo é menor que o Renegade e, por isso, é o SUV de entrada da montadora.

Quando apresentado em 2022, na França, o Avenger 4xe tinha para-lamas mais largos, estava equipado com pneus off-road maiores e mais agressivos, além de ter ganchos de reboque expostos. Havia também tratamento de grade anti-riscos e proteção contra avarias no teto.

Na Europa, será possível encomendar o novo Avenger até o fim de 2024, com previsão de entrega das primeiras unidades no início de 2025. A Stellantis, até o momento, está em fase de estudos e não há previsão de chegada do modelo para o mercado brasileiro, já que seria necessário produção local para garantir volume.

  • Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas