UAI
Elétricos

Carro presidencial: veja o modelo que BYD cedeu para Lula

Lula recebeu da BYD o modelo Tan, SUV elétrico de sete lugares. Além disso, montadora chinesa falou sobre planos para sua fábrica no Brasil

Publicidade
Lula se encontra com representantes da BYD
Lula se encontra com representantes da BYD Foto: Redes Sociais/Reprodução

O presidente Lula teve um encontro com executivos da montadora chinesa BYD no Palácio da Alvorada. Na reunião, as partes trataram sobre as obras na fábrica de Camaçari (BA) e houve também a entrega de um SUV elétrico, o BYD Tan.

No encontro estavam Tyler Li, presidente da marca no Brasil, e Alexandre Baldy, conselheiro da empresa. Entre os outros presentes estavam a primeira-dama Janja da Silva e Rui Costa, o ministro da Casa Civil.

Qual modelo BYD entregou a Lula?

BYD Tan branco visto pela parte dianteira em fundo branco com chão que simula mármore cinza claro.
Modelo cedido por BYD a Lula é o SUV de sete lugares Tan Foto: BYD/Divulgação

Tyler Li cedeu em comodato – empréstimo gratuito sem opção de troca por outro igual – para o presidente Lula o SUV BYD Tan. O modelo de sete lugares da marca chinesa é totalmente elétrico e ficará cedido ao presidente até janeiro de 2025.

O veículo da BYD entregue a Lula tem dois motores, sendo um no eixo dianteiro e o outro no traseiro. Juntos, os propulsores trazem potência combinada de 517cv e torque máximo de 69,3kgfm.

O modelo BYD Tan é equipado com bateria de 86,4kWh e pode ser recarregado de 30% a 80% em 30 minutos em corrente contínua de 110kW. A autonomia combinada do veículo cedido ao presidente é de 309 quilômetros, de acordo com o padrão Inmetro.

BYD Tan visto pelo interior com seu console e bancos dianteiros no foco, ao fundo é possível ver folhas secas e árvores.
BYD Tan cedido a Lula tem interior com grande central multimídia Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Em seu interior, o BYD Tan é equipado com central multimídia que tem tela giratória e flutuante de 15,6 polegadas. Os bancos são revestidos em tecido sintético premium, sendo que o traseiro conta com sistema Isofix para fixação de cadeirinha infantil.

O BYD Tan é o modelo mais caro da marca chinesa e a primeira-dama Janja chegou a dirigi-lo. A equipe do Vrum também teve a oportunidade de dar uma volta no veículo. Confira o teste do modelo cedido ao presidente Lula:

Lula tratou de outros assuntos sobre a BYD

Além da entrega do Tan, Lula também tratou sobre a fábrica da BYD em Camaçari (BA). A planta pertencia à Ford, porém, a empresa americana encerrou sua produção no Brasil em 2021.

Com isso, a montadora chinesa assumiu a fábrica no ano passado e agora apresenta um relatório detalhado do plano de investimentos ao presidente. Em postagem, Lula confirmou que serão R$ 3 bilhões investidos, gerando, aproximadamente, 10 mil postos de trabalho.

De acordo com o presidente, "a presença da marca na Bahia fomentará a economia local e contribuirá para o crescimento da produção de veículos sustentáveis".

  • Confira outros vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas!