UAI
A todo vapor

BYD: frota da montadora vai de ônibus elétrico a navio cargueiro

Conheça o navio cargueiro que será uma ferramenta essencial no plano de expansão da chinesa BYD mundo afora

Publicidade
Navio pode transportar sete mil veículos
Navio pode transportar sete mil veículos Foto: BYD / Divulgação

A BYD, fabricante de automóveis, caminhões e ônibus eletrificados, anunciou a chegada de um meio de transporte bem diferente do que estamos acostumados a ver nas concessionárias.

Agora, além dos carros com nomes de animais marinhos, a marca terá seu próprio navio cargueiro com capacidade de transporte para mais de sete mil veículos. 

O modelo, nomeado Explorer Nº 1, é o primeiro dos sete navios a serem lançados pela marca nos próximos dois anos. Para estrear a novidade, a embarcação já realizou sua primeira viagem, saindo do porto de logística em Shenzhen, na China, com destino a Europa.

Quais são os detalhes do navio da BYD? 

Navio BYD
Plano da montadora também valoriza a sustentabilidade, reduzindo emissões Foto: BYD / Divulgação

Para comportar o grande número de veículos a serem transportados pela marca, o navio conta com 199,9 metros de comprimento e 38m de largura. A velocidade máxima alcançada é de 19 nós, o que equivale a 35,1km/h. 

O navio construído pela empresa subsidiária do grupo China International Marine Containers é movido a gás natural liquefeito, armazenado em dois tanques no interior da embarcação.

O uso do gás como combustível principal é uma estratégia da BYD para reduzir as emissões de nitrogênio e enxofre, gases responsáveis por intensificar o efeito estufa.

Navio é parte do plano de expansão da BYD

BYD Dolphin branco e preto em um chão de tijolos, ao fundo há um banner da marca e algumas pessoas envolta de um púlpito a céu aberto.
BYD Dolphin foi eleito o melhor carro para se comprar na Europa em 2024 Foto: Wikimedia Commons/Reprodução

Com crescimento extraordinário, a BYD se tornou a marca de carros mais vendida na China. Além disso, no quarto trimestre do ano passado, o fabricante superou a Tesla de Elon Musk e conquistou o título de maior fabricante de veículos elétricos do mundo.

Nesta onda de crescimento, a marca que produziu 6 milhões de veículos, busca ampliar ainda mais seu mercado no exterior. Logo, a incorporação dos navios será um ponto muito positivo para que a logística de expansão funcione.

Logo da BYD em grade de um dos carros da marca.
BYD assumiu fábrica da Ford no Brasil Foto: REUTERS/Reprodução

No Brasil, a marca tem se destacado no mercado de elétricos, chegando a ter o Dolphin como o carro elétrico mais vendido do Brasil em 2023. Com mais de 4,5 mil unidades emplacadas entre junho e novembro, o modelo, ainda, foi eleito o Carro do Ano 2024.

Além disso, a BYD adquiriu a antiga fábrica da Ford, em Camaçari, na Bahia, e pode ser a primeira montadora a produzir carros 100% elétricos no Brasil ainda neste ano.

  • Confira outros vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas