UAI
Dirigir com celular

Android Auto: agora pode responder mensagens ao dirigir?

Atualização do Android Auto permite que mensagens recebidas sejam resumidas para o condutor e gere respostas por IA sem que o mesmo tenha que tirar a mão do volante

Publicidade
Android Auto irá resumir as mensagens recebidas no celular
Android Auto irá resumir as mensagens recebidas no celular Foto: Google/Divulgação

A Samsung e o Google revelaram notícias para o Android Auto – recurso que permite um veículo comum ganhar recursos que são vistos em carros inteligentes. Uma das novidades é a possibilidade do sistema ler mensagens do WhatsApp e fazer um resumo do conteúdo de forma automática.

A tecnologia já está disponível, porém, ler mensagens em voz alta pode não ser a melhor escolha em grupos em que o fluxo de textos é alto. A nova funcionalidade permitirá o resumo e é uma maneira mais rápida e fácil de estar ciente do assunto ao dirigir.

Android Auto permite responder enquanto dirige

Além do resumo das mensagens, o Google anunciou que o Android Auto utilizará Inteligência Artificial para sugerir respostas e ações relevantes. Será possível, por exemplo, compartilhar localização, responder a um convite, informar horário de chegada etc.

Mulher vestindo blusa de mana longa branca com bolinhas pretas esta com celular na mão apoiada no volante.
Mesmo com atualização do Android Auto, dirigir usando celular gerá multa Foto: Marco Verch/Flickr

Essas funcionalidades são feitas sem tirar muito da atenção do motorista e permite que ele mantenha as mãos no volante. Já que mexer no celular ao dirigir ainda gera ao condutor multa e pontuação na CNH.

Para a legislação brasileira existem três categorias de multas de trânsito referentes ao uso do celular. São elas: dirigir segurando o telefone; conduzir manuseando o aparelho; e utilizar o telefone ao dirigir. Os valores e pontos na CNH gerados pela infração também variam.

O motorista que dirigir segurando o telefone celular comete infração gravíssima e recebe 7 pontos na CNH. Além de pagar multa no valor de R$ 293,47. As mesmas consequências acontecem para o condutor que estiver manuseando o aparelho – mexendo com ele nas mãos.

Quem dirigir utilizando o celular estará cometendo uma infração média e receberá 4 pontos na carteira de motorista. Além disso, o condutor que cometer a violação terá de pagar R$ 130,16 de multa.

Outras novidades do Android Auto

GPS na central multimídia de um veículo com uma notificação de convite para fazer uma atividade de contato no celular.
Troca de destino no GPS será facilitada no Android Auto Foto: Google/Divulgação

O Android Auto também permitirá que o trajeto até seu destino seja alterado de maneira mais prática. Caso um amigo te envie a localização dele, será possível tocar uma vez na central multimídia para iniciar o caminho até a pessoa.

O próprio condutor pode alterar o local por voz, mas ainda é necessário clicar na tela para não ter erros ao selecionar o destino final. Também será possível atender uma ligação com apenas um clique, caso o seu veículo não tenha controle pelo volante.

Quando chegar a atualização, será possível personalizar mais profundamente o Android Auto com um aparelho Android. Para melhor visualização dos aplicativos, será permitido espelhar o celular na tela multimídia e facilitar a transição do celular para a central multimídia.

  • Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas!