Desde seu lançamento em 2020, o Volkswagen Nivus conquistou rapidamente o mercado brasileiro, especialmente entre os jovens em busca de um SUV compacto e tecnológico. O modelo é atualmente o SUV de entrada da montadora alemã por aqui. Porém, apesar de ser um sucesso de vendas, o modelo tem críticas de seus proprietários.
De acordo com relatos publicados no site Reclame Aqui, os principais problemas enfrentados pelos consumidores envolvem peças de baixa qualidade, além de defeitos na central multimídia, falhas mecânicas no eixo traseiro, entre outros. luiz
Até o momento dessa matéria, o Nivus já recebeu mais de 186 reclamações sobre peças de má qualidade, 162 queixas de recorrência de problemas e 143 registros de problemas mecânicos. O Vrum então reuniu algumas críticas sobre o modelo para você, que está pensando em adquirir o modelo, ficar atento na hora de comprar.
1. Desgaste prematuro do volante
O desgaste precoce do volante é um dos problemas mais citados por quem comprou o Volkswagen Nivus. Um número expressivo de clientes reclamam que, em menos de um ano de uso, o couro sintético do volante começa a descascar. Esse volante é semelhante ao do Polo, T-Cross, Virtus, Taos, entre outros modelos.
A Volkswagen, no entanto, considera esse desgaste “natural”, conforme a declaração de um representante ao site Reclame Aqui: “A deterioração do volante ocorre pelo uso diário e não caracteriza defeito de fábrica.”
Essa postura tem gerado insatisfação, pois os consumidores esperam que um veículo dessa faixa de preço tenha uma durabilidade superior. “Eu comprei o carro no final de 2022 e já estou com o volante todo gasto. Levei na concessionária e disseram que isso não cobre a garantia, mesmo sendo um problema recorrente entre os clientes. Isso é revoltante”, afirma um proprietário que relatou o problema com apenas 12.000 km rodados.
Os relatos de desgaste não se restringem apenas ao volante, mas também se estendem a outros componentes revestidos de couro, como a manopla de câmbio. Um proprietário desabafou após levar seu veículo à concessionária:
“Levei meu veículo à concessionária ontem (27/12/2023) pelo fato do couro da manopla de câmbio e do volante terem sofrido desgaste precoce, e a VW se recusou a substituí-los em garantia. Participo de grupos com outros proprietários de Nivus e esse é um problema crônico do carro, vários outros integrantes passam pelo mesmo problema”, disse.
A resposta da Volkswagen, nesse caso, reafirmou que o desgaste foi causado por fatores externos, isentando a marca de responsabilidade:
“Informamos que seu veículo foi avaliado em uma concessionária da rede autorizada, com acompanhamento do nosso polo técnico e, após análises, pudemos identificar que a falha mencionada ocorre em razão da ação de agentes externos e, por esse motivo, não podemos conceder o atendimento nos moldes pleiteados.”
Outro consumidor relatou uma experiência semelhante com o desgaste do volante, deixando enfatizado a falta de suporte da marca mesmo com um veículo relativamente novo:
“Comprei o Volkswagen Nivus 2023 Highline 0 KM há 1 ano e 2 meses. O que dizem ser de couro começou a apresentar sinais de descascar. Fiz contato com a Volkswagen, e me pediram para levar o carro à concessionária para avaliação. Chegando lá, o consultor me informou que isso vem acontecendo em vários veículos e que a fábrica considera isso como desgaste natural, sem cobertura de garantia. É impossível um carro de 140 mil reais desgastar o volante em pouco mais de um ano, e a fábrica simplesmente dizer que não há garantia.”
A resposta da Volkswagen reafirmou que o desgaste do volante não é coberto pela garantia, mencionando fatores como o modo de uso e o ambiente como influências no desgaste:
“Informamos que algumas peças são consideradas itens de desgaste natural. Estes itens têm desgaste de acordo com fatores adversos (modo de direção, ambiental, carga do veículo, etc.), e esses fatores podem influenciar o prazo para troca.”
2. Defeitos na central multimídia VW Play
Outro ponto de frustração entre os consumidores do Nivus é a central multimídia VW Play, disponível nas versões mais completas do modelo. Travamentos constantes, lentidão para responder aos comandos e falhas no sistema são os principais problemas relatados.
Um dos consumidores desabafou: “A central parou de funcionar completamente três meses depois do fim da garantia, e a Volkswagen quer cobrar R$ 5.000 para arrumar. Eu só usei a central durante um ano, é ridículo pagar tudo isso por um sistema que nunca funcionou direito.”
Mesmo que a Volkswagen tenha oferecido atualizações de software para minimizar os travamentos, muitos clientes afirmam que essas medidas não têm sido suficientes. O problema persiste e o reparo fora da garantia é caro, o que eleva ainda mais o nível de insatisfação.
Outro usuário expressou sua frustração dizendo: “Estou com problemas de travamento e superaquecimento na central multimídia VW Play do meu Nivus. Já levei o carro na concessionária três vezes e não conseguiram resolver. Informaram que o problema é no celular, porém, testei em dois aparelhos diferentes e o problema persiste. Uma falta de respeito gigantesca por parte da VW, pois um carro de R$ 130 mil ter uma central tão ruim quanto essa”, disse.
Outro relato semelhante menciona o problema do CarPlay em temperaturas mais altas: “Estou com o carro há um ano e nunca obtive solução para o CarPlay. Sempre que a temperatura ultrapassa os 29 graus e o carro fica exposto ao sol, a tela para de funcionar: fica pixelada, esverdeada ou totalmente preta.”
O cliente também destacou o fato de já ter atualizado o sistema diversas vezes, mas a falha permanece, sendo atribuída pelas concessionárias aos celulares, e não ao sistema do carro: “Alegam que o problema são os celulares, e não o CarPlay do Nivus. Tenho três celulares diferentes e o problema ocorre com todos”, comentou.
3. Eixo traseiro trincado
O problema mais grave, no entanto, envolve o eixo traseiro trincado, que já foi registrado em outros modelos da Volkswagen, como o T-Cross e o Polo. Donos de Nivus relatam que o eixo apresentou rachaduras com baixa quilometragem.
Um consumidor descreveu a situação: “Notei um barulho estranho na parte traseira do carro. Quando levei para a concessionária, descobri que o eixo estava trincado. Fiquei chocado porque o carro tem menos de 15.000 km.”
Outro cliente relatou que adquiriu um Nivus Highline em julho de 2021 e, ao alcançar 90.000 km, percebeu que “o eixo traseiro trincou”. Ele expressou preocupação com a segurança do carro: “Isso é um verdadeiro absurdo, pois se ele romper, o carro sofrerá acidente grave, colocando em risco os ocupantes.”
Segundo o cliente, esse não é um problema isolado: “Basta pesquisar para ver que este é um problema crônico que atinge o Nivus, Polo, Virtus e T-Cross, todos fabricados na plataforma MQB.”
O consumidor criticou a atitude da Volkswagen, afirmando que a empresa “fez um recall somente para o T-Cross, mesmo sabendo que os outros modelos já citados sofrem do mesmo problema”.
Em resposta, a Volkswagen se comprometeu a realizar a troca do eixo traseiro do veículo em questão, uma vez que o problema foi identificado dentro do período de garantia de três anos.
Mesmo com as reclamações, o modelo foi o quinto SUV mais vendido do Brasil, algo que caiu bem entre o público. Já a Volkswagen tem uma boa reputação no site Reclame Aqui, com 8,6 pontos de 10.
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