UAI

Husqvarna Norden 901: lançamento com o pé na trilha

Marca sueca desembarca em Minas com a aventureira Norden 901 Expedition e com linha especializada em fora de estrada. com motores de dois tempos (TE) e quatro tempos (FE).

Publicidade
Motor da novidade tem 889cm³, dois cilindros paralelos e desenvolve 105cv de potência
Motor da novidade tem 889cm³, dois cilindros paralelos e desenvolve 105cv de potência Foto: Motor da novidade tem 889cm³, dois cilindros paralelos e desenvolve 105cv de potência

A inauguração da segunda loja-conceito da Husqvarna no Brasil foi palco para a apresentação nacional do modelo Norden 901 Expedition, no último dia 18 de agosto. A novidade está entre as especialidades da marca: motos de enduro e de motocross.

  • Preço da Husqvarna Norden 901 Expedition: R$ 169.900.

A sueca Husqvarna, ou simplesmente Husky, nasceu produzindo armamentos e outros equipamentos. As motos vieram em 1903, há 120 anos, e ficaram com uma curiosa herança: o símbolo da marca, que é exatamente uma mira de arma estilizada.

Em sua trajetória, a Husqvarna já foi controlada pela italiana Cagiva, pela alemã BMW e, agora, pelo Grupo Pierer Mobility, que inclui a austríaca KTM. Essa simbiose produziu a big trail turismo Norden 901 Expedition, justamente baseada na KTM 890 Adventure, porém com vocação e conforto para longos percursos.

Norte

Outra simbiose vem do batismo: Norden, em alemão (língua também falada na Áustria), significa “Norte”, fundamental referência de direção, de rumo, destino e orientação. Exatamente as pretensões da aventureira Husqvarna Norden 901 Expedition. Além disso, também é o sentido geográfico da nórdica Suécia, origem da marca, igualmente encostada no polo norte, para onde a bússola sempre aponta.

A Husqvarna Norden 901 Expedition é a top de linha, com equipamentos ainda mais requintados em relação à Norden Standard. As suspensões são WP (White Power) XPLOR, com 48mm de diâmetro, na dianteira. Na traseira, sistema mono, também com 240mm de curso: ambas são plenamente reguláveis. O visual tem um toque retrô, com farol arredondado, porém com iluminação em LED.

Banco e punhos têm aquecimento, enquanto a dianteira incorpora para-brisa e protetores de punho. Para levar a bagagem, há bolsas flexíveis de série, com 36 litros de capacidade, e, para estacionar, cavalete central. As rodas são raiadas com pneus sem câmara. Os freios têm duplo disco dianteiro e ABS de curvas. O painel tem conectividade e sistema de navegação curva a curva, mesmo off-line.

O motor de 889cm³ tem dois cilindros paralelos e desenvolve 105cv de potência e 10,3kgfm torque, além de oferecer quatro modos de pilotagem: Street, Rain, Off-Road e Explorer. O controle de tração de curvas é ajustável em nove níveis no modo Explorer. O motor tem ainda quick shift e uma proteção envolvente na parte baixa, que faz parte do quadro em cromo molibidenio. O tanque da Husqvarna Norden 901 Expedition tem 19 litros.

Linha Husqvarna Heritage

A linha fora de estrada Heritage, com decoração e pintura (com faixas em azul e amarelo, as cores da Suécia) inspiradas em motos do passado, lembrando os 120 anos da marca, também está presente.

A TE 300, por exemplo, carro-chefe da linha enduro, tem motor de dois tempos, com 293,2 cm³, refrigerado a água e equipado com sofisticado sistema de injeção eletrônica, com dois mapas de potência e partida elétrica. O peso a seco é de 106,4 kg. O quadro é em aço cromo-molibdênio, cortado a laser, soldado por robôs e hidroformado. O sub-quadro é em fibra de carbono composto com cerca de 1 kg.

A suspensão dianteira é WP XPLOR, com tubos de 48mm e funções separadas: de um lado, a compressão, e do outro, o retorno, sendo plenamente ajustáveis. A suspensão traseira é mono WP XACT. Ambas têm 300 mm de curso. Freio e embreagem são hidráulicos Braktec: na dianteira, o disco tem diâmetro de 260mm, e, na traseira, de 220 mm.

Linha Husqvarna Enduro

A linha enduro, com motores do tipo quatro tempos e um cilindro, tem, entre outros, o modelo FE 350 (349,7 cm³), que compartilha grande parte da estrutura com o modelo FE 250. Dessa forma, oferece um desempenho semelhante ao de uma 450, mas com a leveza de uma 250 cm³.

A decoração segue o estilo Heritage, com pintura branca (inclusive o quadro), e faixas azuis e amarelas. O cabeçote DOHC do motor tem eixo de comando de válvulas polidos, balancins flutuantes e válvulas em alumínio. E o quadro segue o padrão, com tubos de aço cromo-molibdênio com tecnologia de solda por robôs e sub-quadro em fibra de carbono.

As suspensões também mantêm o padrão WP XPLOR, com 48mm na dianteira e WP XACT na traseira. A dianteira tem funções separadas e 30 cliques de ajustes, enquanto a traseira é mono. Ambas têm 300 mm de curso. As rodas são em alumínio Excel. A eletrônica do mapa de motor e o controle de tração são Hitachi-Astemo, antiga Keihin. O peso a seco é de 106,8 kg, e há embreagem e freios hidráulicos Braktec.

Serviço

A nova loja-conceito da Husqvarna fica no Vale do Sol (Quinta Avenida, 333), na "porta de entrada" para as trilhas de Nova Lima, considerada o berço do fora de estrada brasileiro, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG). A Concept Store Power Husky tem cerca de 500m², que abrangem oficina, peças, acessórios e boutique.