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KTM Super Duke 1290 RR: a 'Besta' ao quadrado

Com apenas 500 unidades, modelo tem peso reduzido, motor com 180cv e vocação para devorar curvas e retas

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Edição limitada tem 180cv de potência
Edição limitada tem 180cv de potência Foto: Edição limitada tem 180cv de potência

Depois de lançar no Brasil o modelo hiper-naked Super Duke 1290 R, em 2022, também chamada de “Besta”, a marca austríaca KTM apresenta mundialmente o modelo Super Duke 1290 RR Limited Edition. Um verdadeiro míssil preparado de fábrica, com edição limitada em 500 unidades.

As diferenças entre o modelo “Besta” mais comportado, “R” (a letra “R” indica esportividade), e o modelo “Besta” ao quadrado, “RR”, já como versão 2023, estão em todos os componentes: o peso é reduzido, com aplicação de fibra de carbono, e há ajustes no motor, nas suspensões, no escape e no quadro, ampliando a ferocidade.

Motor da KTM Super Duke 1290 RR

O motor, batizado de LC8, é um dois cilindros em "V", inclinado em 75 graus, com 1.301cm3, quatro válvulas, duplo comando e arrefecimento líquido. Ele entrega 180cv de potência 14,3kgfm de torque. O peso a seco é de 180kg (11kg a menos que o do modelo Super Duke 1290 R), proporcionando uma relação de apenas um “cavalo” para cada quilo de peso.

Para apimentar mais ainda, o escape Akrapovic, em titânio e fibra de carbono, pode ser substituído por outro Akrapovic, de competição, ainda mais leve, que incrementa a potência. A embreagem é anti-salto, e a eletrônica Kehin está presente no acelerador, nos mapas de motor ajustáveis e em um singelo controle de velocidade.

Quadro

O quadro tem a tradicional arquitetura de tubos de aço em treliça. Porém, o sub-quadro é em fibra de carbono, para aliviar o peso, assim como outras partes da “carroceria”, como pára-lamas. Até uma caixa em fibra de carbono personalizada com as chaves acompanha a moto. O que não acompanha é o passageiro, com o banco do garupa eliminado.

A iluminação da KTM Super Duke 1290 RR é toda em LED, mas, também para economizar peso e simplificar a moto, as setas traseiras incluem a lanterna e também o suporte de placa, deixando a rabeta com estilo de competição.

A suspensão dianteira é WP (White Power, subsidiária da KTM) Apex Pro, com 130mm de curso, totalmente ajustável. A suspensão traseira, do tipo mono, ancorada em balança de alumínio monobraço, também é Apex Pro, com 130mm de curso e ajustável. O guidão tem amortecedor de direção, com 30 "cliques" de regulagem.

Na balança

A KTM Super Duke 1290 RR está pronta para encarar pistas em “track days”, por exemplo. Para tanto, as rodas em alumínio forjado com aros de 17 polegadas de diâmetro, são calçadas com pneus Michelin Power Cup 2.

A eletrônica tem o padrão Track, com modo de desempenho e um painel digital com todas as informações. O peso aliviado inclui uma bateria de íons-lítio. Os freios têm duplo disco de 320mm de diâmetro na dianteira, mordido com pinças Brembo de montagem radial e monobloco, com quatro pistões. Na traseira, disco de 240mm, com pinças Brembo. Ambos têm ABS de curvas.