O modelo de entrada da Harley-Davidson no Brasil, Nightster Special, segue o legado da pioneira linha Sportster, com um pacote mais leve, divertido, jovem e “acessível”, embora seja classificado pela marca como Sport. Entretanto, a tecnologia embarcada incorpora muita eletrônica e o novíssimo motor Revolution Max, arrefecido a líquido, configurado para 975cm³.
O preço sugerido, contudo, acompanhou a evolução: R$ 111.900, para a pintura brilhante, e R$ 114.800, para a pintura fosca. A Harley-Davidson, iniciou um amplo processo de reformulação, priorizando motocicletas com maior valor agregado, via modernização técnica. A nova Nightster Special, lançada nos Estados Unidos em 2022 e anunciada para o Brasil em janeiro de 2023 é um exemplo.
Porém, só agora (maio de 2023) desembarca no Brasil, produzida em Manaus, subindo o “sarrafo” mesmo que seja a primeira da tabela de preços de toda a linha. Para justificar, o modelo Nightster Special pretende oferecer uma performance ágil no trânsito do dia a dia e um desempenho estradeiro nas viagens, característica notável da marca.
Detalhes do novo motor da Harley-Davidson Nightster Special
Prestes a completar 120 anos, a Harley-Davidson manteve o motor com outra característica da marca. A arquitetura de dois cilindros em V. Porém, o Revolution Max tem inclinação de 60 graus, 975cm³ (os modelos Pan America e Sportster S usam o Revolution Max com 1250cm³), comando de válvulas no cabeçote e arrefecimento líquido, com 90cv a 5.750rpm e torque de 9,7kgfm a 5.750rpm.
A eletrônica tem controle de tração, controle de arrasto do motor e três modos de pilotagem pré-programados: chuva, estrada e esporte, além da possibilidade de personalizar seu próprio modo de pilotagem. O câmbio tem seis marchas, com transmissão final por correia de kevlar. Mais uma característica da Harley-Davidson.
A eletrônica também está presente no sistema de freios ABS, com pinça radial de quatro pistões na dianteira e na traseira, disco com pinça de pistão único. A Harley-Davidson Nightster Special tem ainda cruise control (piloto automático), controle da pressão dos pneus e tomada USB.
Painel com direito a novas tecnologias
O painel com relojão redondo, tem tela TFT colorida de 4 polegadas de diâmetro. Mostra, além das funções de praxe e dos modos de pilotagem, relógio de horas, temperatura ambiente e também a autonomia, informação importante, pois, o tanque comporta somente 11,7 litros, o que limita bastante o raio de ação.
Por outro lado, o painel da Nightster Special pode ser emparelhado com o smartphone via Bluetooth para chamadas telefônicas, acesso a playlist de músicas e navegação. Este somente com aplicativo dedicado Harley-Davidson. Tudo com a possibilidade de operação (dependendo do celular) com reconhecimento de voz.
O banco é baixo e fica a 715mm do solo, mas a roda dianteira é um pouco maior, com aro de 19 polegadas de diâmetro. A roda traseira tem aro de 16 polegadas. Ambas em liga leve. A suspensão dianteira da Nightster Special é Showa (não invertida), com tubos de 41mm de diâmetro. A suspensão traseira tem duplo amortecedor com regulagem na pré carga. A iluminação é toda em LED.
Confira outros vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas