A BMW apresentou a motocicleta M 1000 XR ainda como protótipo. Porém, o modelo vai para a linha de produção praticamente sem alterações - e também deve desembarcar no Brasil. A conta é simples: o modelo anterior, S 1000 XR, já frequentou o line-up da marca no Brasil, e a M 1000 XR, ainda mais sofisticada e esportiva, deve seguir o mesmo caminho.
A nova BMW M 1000 XR, classificada como crossover, é equipada com motor de quatro cilindros em linha, de 200cv de potência. A moto tem aptidão para acelerar nas rodovias, na pista, em estradinhas secundárias e até em vias de terra sem abrir mão do conforto, da tecnologia, eletrônica e performance para o piloto e passageiro.
A sopa de letrinhas indica que a S 1000 XR, apresentada mundialmente em 2014, era derivada da esportiva S 1000 R que, por sua vez, era derivada da superesportiva S 1000 RR. A versão M do modelo BMW S 1000 XR, apresentada agora, em 6 de junho, põe mais lenha na fogueira com a letrinha especial “M”.
Preparada
A BMW criou a divisão M (Motorsport) em 1972 para preparar carros de competição e, depois, carros de linha. Para diferenciá-los, a decoração tem logo composta de barras com três cores: azul, que representa a Baviera, estado sede da BMW; vermelho, que representa as competições; e violeta, que é a fusão das duas.
Recentemente, a BMW incorporou a Divisão M para as motocicletas, iniciando pela S 1000RR, que passa a ser batizada como M 1000RR. O recém-chegado modelo M 1000 XR é o novo integrante, com peças mais leves, de alto desempenho e sofisticação. O lançamento também faz parte das comemorações dos 100 anos de fundação da marca.
Como será a BMW M 1000 XR?
O motor de quatro cilindros em linha e 1000 cm³, derivado da superesportiva S 1000RR, está equipado com sistema ShiftCam, que altera o tempo de abertura das 16 válvulas conforme a necessidade .Em baixos giros, ele privilegia o torque; em altas rotações, a potência.
O peso é de 223 kg. Para ficar ainda mais leve, a marca tem o pacote de competições M (Competition Package), que pode ser agregado em partes. A velocidade máxima é de 280 km/h. Para segurar o foguete, a BMW M 1000 XR tem na carenagem asas (winglets), como na superesportiva S 1000RR.
O visual também tem uma semi carenagem com pára-brisas e retrovisores nas pontas do guidão. Porém, o motorzão com escape Akrapovic, que fica à mostra, e o quadro, com partes em alumínio, garantem uma posição de pilotagem menos radical, com o piloto ligeiramente inclinado para frente.
Auxílios
A pilotagem também é auxiliada por amplo pacote eletrônico. Controle de tração e modos de pilotagem fazem parte do cardápio incrementado com a divisão M, além do quick shifter de duas direções. Na outra extremidade, para estancar a velocidade, os freios também são da divisão “M”.
Os freios com duplo disco ventilado na dianteira têm fixação radial e pinças anodizadas em azul, com o logo M estampado. Os freios foram desenvolvidos com a experiência da marca nas competições, inclusive do Campeonato Mundial de Superbikes. Porém, são equipados com sistema ABS de curvas.
O painel em tela TFT colorido tem possibilidade de conexão com o smartphone e tomada USB para recarregar eletrônicos. A iluminação é totalmente em LEDs com duplo farol afilado, dividido por uma tomada de ar central. A suspensão dianteira é invertida, e a traseira mono, com ajuste na pré carga, é ancorada em balança de alumínio.
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