Em comunicado no último dia 30 de maio, a BMW informou que vai apresentar no Festival Interlagos, em São Paulo, entre 22 e 25 de junho, o scooter urbano BMW C 400 X. O modelo vai ser produzido em sua fábrica de Manaus, Amazonas, que é a única destinada exclusivamente a motos fora da Alemanha.
O scooter BMW C 400 X faz parte da cota de sete novos modelos lançados no mercado brasileiro entre 2022 e 2025, após os investimentos de cerca de R$ 50 milhões na ampliação e modernização da manufatura nacional. Porém, a marca não informou o preço e a data, ainda este ano, do desembarque do C 400 X.
O scooter BMW C 400 X, lançado em 2017, mais esportivo que agora chega ao mercado, tem o irmão C 400 GT (Gran Turismo lançado em 2018), com quem divide o conjunto mecânico. Isso levanta a hipótese que os dois também possam conviver no Brasil e passar a ser o quarto ou futuro lançamento (depois da F 900R e S 1000RR) prometidos na expansão da fábrica de Manaus.
Características do BMW C 400 X
O motor do BMW C 400 X tem um cilindro, 350cm³, refrigeração líquida, que entrega potência de 34cv a 7.500rpm e torque de 3,6kigfm a 5.750rpm acionados por acelerador eletrônico. A transmissão é do tipo CVT (padrão entre os scooters), mas dotado do controle de tração Automatic Stability Control (ASC), que limita as derrapagens da roda traseira.
O quadro é em tubos de aço e alumínio, permitindo uma altura do banco de 775mm do solo. As rodas em liga leve tem aros de 15 polegadas na dianteira e 14 na traseira, reduzindo o espaço sob o banco para 31 litros de volume. Porém, o BMW C 400 X tem o sistema Flexcase com iluminação que amplia o espaço quando o scooter está parado, acomodando um capacete fechado e outros volumes.
Também no escudo frontal, o BMW C 400 X tem porta-luvas com tomada USB para carregar o smartphone e para facilitar o estacionamento tem descanso central de série. Como opcional, punhos e banco podem ter aquecimento, chave inteligente de presença e o painel em tela TFT colorida e conexão com o smartphone e seus aplicativos, via sistema BMW de conectividade.
Como é o visual do novo scooter da marca alemã?
O desenho frontal do BMW C 400 X faz referência à motocicleta aventureira GS 1250, carro-chefe da marca. O farol com luz em LED (luz diurna opcional) tem o formato assimétrico clássico em Y deitado, além do mini para-lama superior bicudo e um para-brisa envolvente. Tudo para conferir um aspecto mais esportivo, porém, sem pretensões no fora de estrada.
A suspensão dianteira tem garfo com tubos de 35mm de diâmetro e 110mm de curso. A suspensão traseira tem duplo amortecedor com ajustes na pré-carga e 112mm de curso. Os freios com sistema ABS tem uma curiosidade. O duplo disco dianteiro com pinças de quatro pistões tem 265mm de diâmetro. Mesma medida do disco traseiro simples.
O batismo com a letra C, de Commuter, algo como viajante, já esteve nos planos da BMW no Brasil na tentativa de entrar no segmento dos scooters. Até importou o modelo C1 equipado com capota, estrutura deformável e cinto de segurança, que em alguns mercados dispensava até o capacete. Aqui a obrigatoriedade foi mantida e o C1 subiu no telhado e saiu de linha.
Outra tentativa foi com os modelos C 600 Sport e C 650 GT. Verdadeiros foguetes equipados com motor de dois cilindros em linha inclinados em 70 graus, 647cm³ e 60cv. Dois modelos destinados a públicos diferentes e exigentes, que, porém, também subiram no telhado. O novo BMW C 400 X volta ao segmento e deve chegar com opcionais incluídos, resgatando a linhagem considerada “premium”.
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