A superesportiva Honda CBR 1000RR-R Fireblade completou 30 anos em 2022, com direito a modelo comemorativo de esquema gráfico com tons claros, semelhante à pioneira Fireblade (Lâmina de Fogo), lançada em 1992 ainda com motor de 900cm³ de cilindrada.
O modelo de aniversário também é numerado e exclusivo, com preço sugerido de R$ 198.500 (sem frete). O tradicional esquema gráfico tricolor, predominantemente vermelho, também está presente e igualmente é importado oficialmente para o Brasil pela Honda, já como versão 2023, com preço sugerido de R$ 193.500 (sem frete).
O modelo, verdadeiro míssil de rodas, leva o nome de CBR 1000RR-R Fireblade SP. A tradução indica que a letra “R” significa esportividade (Racer). A Fireblade tem logo três letras “R”, o triplo R, para não deixar dúvidas. Além disso, tem o sobrenome SP, Sport Package, que acrescenta componentes ainda mais sofisticados, como o escape Akrapovic, suspensões eletrônicas Ohlins semiativas e até asas como aerofólios para melhorar a aerodinâmica.
O motor de quatro cilindros em linha produz 216,2cv a incríveis 14.500rpm e um torque de 11,5kgfm a 12.500rpm. São os mesmos números da versão 2022, porém, otimizados.
A eletrônica tem a central de medição inercial (IMU) de seis eixos, que permite o conceito de “controle total”, integrando três mapas de motor, controle de tração em nove níveis, controle de empinadas, cinco níveis de entrega de potência, assistente de largada, quick shift de duas direções, amortecedor de direção e freios ABS de curvas com pinças Brembo e dupla regulagem. Tudo monitorado por painel com tela em TFT colorido de cinco polegadas.
Honda CBR 250 RR S é filhote da Fireblade
A Honda também produz na Indonésia (por enquanto apenas para o mercado asiático) o filhote CBR 250 RR SP, versão 2023, igualmente com decoração predominantemente vermelha. O modelo não tem o “Triplo R”, mas tem o "Duplo R” e também a sigla SP, pacote esportivo (Sport Package) extremamente sofisticado para uma motocicleta de apenas 250cm³ de cilindrada. O modelo, assim como a CBR 1000RR-R Fireblade SP, tem a versão standard, porém, menos potente, com 38,7cv.
O motor tem dois cilindros paralelos, oito válvulas, duplo comando, arrefecimento líquido e entrega 42cv a 13.000rpm, além de um torque de 2,5kgfm a 11.000rpm. O motor da Honda CBR 250 RR SP é acoplado a um câmbio de seis marchas equipado com sistema quick shifter de duas direções (que pode ser desligado), além de embreagem assistida e deslizante.
O acelerador é eletrônico e comanda três mapas de motor: Confort, Sport e Sport+. Como uma esportiva puro sangue a Honda CBR 250 RR SP tem carenagem integral estudada em túnel de vento e duplo farol na dianteira, com iluminação totalmente em LED.
Ergonomia é boa (pelo menos para o piloto!)
Também como uma esportiva, a posição de pilotagem da Honda CBR 250 RR SP deixa o piloto inclinado para frente, apoiado em semi guidões, com as pedaleiras recuadas e pernas flexionadas. O banco encaixa bem, mas a garupa é sacrificada com um micro banco.
A suspensão dianteira é invertida, Showa SFF (Separated Function Fork) Big Piston. Uma “canela” tem a função do amortecimento e a outra tem a função do retorno. A suspensão traseira é do tipo mono, também Showa, com ajuste na pré-carga da mola. As rodas da Honda CBR 250 RR SP são em liga leve, com aros de 17 polegadas de diâmetro e pneus sem câmara.
Os freios da Honda CBR 250 RR SP têm disco nas duas rodas, equipados com sistema ABS. O escape tem saída dupla. O tanque de combustível comporta 11,5 litros e o peso é de 168 quilos. O painel é totalmente digital. A versão 2023 (assim como "mãe" CBR 1000 Triplo R, foi atualizada nos detalhes. Contudo, ao contrário da Fireblade 2023, não há confirmação de sua importação para o Brasil.
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