UAI
Desencantou!

Yamaha Ténéré 700 poderá vir para o Brasil

A Yamaha Ténéré 700 provavelmente vai desembarcar no mercado brasileiro e será apresentada durante o festival Interlagos no início de junho

Publicidade
Modelo tem nome associado ao Rally Dakar, mas também vai bem no asfalto
Modelo tem nome associado ao Rally Dakar, mas também vai bem no asfalto Foto: Yamaha/Divulgação

A aventureira Yamaha Ténéré 700 poderá ser apresentada no Festival Interlagos, em São Paulo, entre 5 e 9 de junho. Depois de um longo inverno, a aguardada Ténéré 700, carinhosamente chamada de T7, desembarca no Brasil. Porém, se chegar, virá com cinco anos de atraso, depois de ter sido lançada mundialmente em 2019. Lá fora, o modelo até já passou por atualizações, embora conserve os traços mais voltados para o fora de estrada.

Yamaha Ténéré 700 modelo 2024 preta de frente estática na estrada cascalhada
Modelo finalmente poderá chegar ao mercado brasileiro após ter sido lançada mundialmente em 2019 Foto: Yamaha/Divulgação

O próprio nome Ténéré (região ao Sul do deserto do Sahara) exerce um fascínio e inevitável associação ao Rally Paris-Dakar, disputado nas areias africanas. É que o modelo XT 500, que daria origem à linhagem dos modelos Ténéré, venceu as duas primeiras edições do Rally Paris-Dakar, alavancando as vendas globais. No Brasil, o nome fez história com a Ténéré 600, lançada em 1988. Foi a primeira moto com motor do tipo quatro tempos da Yamaha no país. Em 2011, a Yamaha lançou a XTZ 250, apelidada de "Tenerezinha”, com o mesmo motor da Lander 250.

Preço competitivo

A Yamaha sempre teve a Ténéré 700 na mira. Porém, também sempre lutou para homologar o modelo, que contrariava as normas de emissões de ruídos. Outra dúvida era desembarcar em segmento altamente competitivo, com uma concorrência recheada de tecnologia. Desta forma, a Yamaha não pode errar no preço, que tem de ser bastante competitivo. Um desafio para entrar neste mercado, que segundo a Fenabrave (entidade do setor de distribuição de veículos), emplacou 26.346 unidades big trail em 2023.

Yamaha Ténéré 700 modelo 2024 preta de lateral na estrada cascalhada em movimento
A suspensão dianteira da Yamaha Ténéré 700 é invertida, com tubos de 43mm de diâmetro e 210mm de curso Foto: Yamaha/Divulgação

Lá fora, a Yamaha Ténéré 700 já teve a edição World Rally Dakar, lançada em 2023, para comemorar os 40 anos da primeira vitória no Dakar. O garoto propaganda foi o francês Stéphane Peterhansel, com seis vitórias entre as motos e considerado o 'Senhor Dakar'. Outra versão foi a World Raid, com tanque de 23 litros, além da Ténéré 700 Extreme e Explore. A versão Ténéré 700, porém, é a base de todas as demais.

Yamaha Ténéré 700 modelo 2024 preta detalhe do farol e carenagem estática na terra
A iluminação da Yamaha Ténéré 700 é em LED, com um visual que destaca quatro pontos de luz Foto: Yamaha/Divulgação

Motor e câmbio

O motor DOHC de dois cilindros paralelos, Crossplane 2 (CP2), é o mesmo que equipa a MT 07, que já está no mercado nacional. Isso facilita a logística. Com 689cm³, gera 73,4cv a 9.000rpm, acoplado a um câmbio de seis velocidades. A suspensão dianteira da Yamaha Ténéré 700 é invertida, com tubos de 43mm de diâmetro e 210mm de curso. A suspensão traseira é mono com 200mm de curso e ajuste remoto. De formas compactas e estreitas, tanque de 16 litros, tem 240mm de distância livre ao solo, apenas 1.595mm de distância entre- eixos e peso já abastecido de 205kg.

Yamaha Ténéré 700 modelo 2024 preta detalhe do painel digital vertical estática na terra
O painel com tela em TFT colorido de cinco polegadas tem formato de tablet vertical, estilo rally Foto: Yamaha/Divulgação

O freio dianteiro tem duplo disco de 282mm e um disco simples na traseira com 245mm. O sistema ABS tem três níveis: totalmente ligado, só a roda dianteira ligado, ou totalmente desligado em ambas as rodas. A iluminação da Yamaha Ténéré 700 é em LED, com um visual que destaca quatro pontos de luz. O painel com tela em TFT colorido de cinco polegadas tem formato de tablet vertical, estilo rally, e tem conectividade e dois modos de exibição. As rodas são raiadas, com aro de 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira.

Yamaha Ténéré 700 modelo 2024 preta detalhe da roda dianteira raiada dourada estática na estrada cascalhada
As rodas são raiadas, com aro de 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira Foto: Yamaha/Divulgação

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas