UAI

Volkswagen Voyage vai sair de linha junto com o Gol? Terá série Last Edition?

Atual geração está à venda desde 2008 e, hoje, tem apenas uma versão no mercado

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Voyage já não era produzido desde o ano passado
Voyage já não era produzido desde o ano passado Foto: Voyage já não era produzido desde o ano passado

O Gol dará adeus ao mercado neste ano: a série especial Last Edition, que marca o fim da produção do modelo, já foi revelada, inclusive. Mas, e o Volkswagen Voyage, também vai sair de linha? A resposta é sim: informações extraoficiais indicam que o sedan nem é mais produzido na fábrica de Taubaté (SP). E, ao contrário do hatch, ele deixará a cena discretamente, sem ser homenageado por uma série limitada.

Primeiramente, vale destacar que o Volkswagen Voyage tem projeto baseado no do Gol: os dois compartilham não só a plataforma, mas também a mecânica e a maior parte das chapas da carroceria. Por outro lado, ele tem números de vendas menores que os do "irmão". Assim, não faz sentido algum encerrar a produção do hatch e manter a do sedan.

Os números de vendas também ajudam a explicar porque o Volkswagen Voyage vai sair de linha sem a série Last Edition. É verdade que o sedan tem tradição no mercado e conseguiu conquistar um público fiel, mas o caso é que o Gol tem um desempenho comercial incomparável: o hatch é, simplesmente, o automóvel mais produzido, mais emplacado e mais exportado da história da indústria nacional.

Para substituir o Gol, a marca alemã preparou o Polo Track, uma inédita versão de entrada que acabou de chegar ao mercado. O Volkswagen Voyage, entretanto, não terá um sucessor direto após sair de linha: o Virtus até receberá uma atualização, que envolverá design e mecânica, mas não deve oferecer configurações na mesma faixa de preço que o sedan menor ocupa atualmente.

História do Volkswagen Voyage

Volkswagen Voyage 1995 cinza de frente
Primeira geração do Voyage durou de 1981 a 1995 (Foto: Volkswagen/Divulgação)

O lançamento do Volkswagen Voyage data de julho de 1981: pouco mais de um ano depois da chegada do Gol, portanto. O modelo passou por várias atualizações, mas permaneceu fiel ao projeto original até 1995, quando saiu de linha. Na época, em vez de desenvolver uma nova geração, o fabricante preferiu substituí-lo pelo Polo Classic, que acabou não fazendo sucesso no Brasil.

Após um hiato de 13 anos, a Volkswagen relançou o Voyage, já completamente reprojetado. Mais uma vez, o sedan recebeu somente alterações cosméticas e mecânicas: a segunda e atual geração entrará para a história como a última.

Atualmente, o modelo segue à venda em versão única, devido aos estoques, pelo preço de R$89.850. O motor é 1.0 de três cilindros, com aspiração natural, capaz de desenvolver até 82cv de potência e 10,4kgfm de torque, associado a um câmbio manual de cinco marchas. 

Assista ao vídeo com a avaliação do Volkswagen Voyage 2015 Evidence:

https://www.youtube.com/watch?v=0ovemeoAexY