A Mercedes-AMG acaba de revelar o novo C63, versão esportiva do Classe C. O modelo, que será vendido como sedã e perua, foi lançado nesta semana na Europa e conta pela primeira vez com motorização híbrida. Os preços do Mercedes-AMG C63 ainda não foram divulgados.
A nova geração do Mercedes-AMG C63 abandonou o propulsor V8 de 476cv para se juntar ao universo dos eletrificados: agora o esportivo vem com um conjunto híbrido que, além de trazer um motor 2.0 turbo de quatro cilindros com 476cv de potência e 55,5kgfm de torque, conta também com um propulsor elétrico de 204cv e 32,6kgfm.
Juntos, os dois motores do Mercedes-AMG C63 produzem 680cv de potência combinada e 104kgfm de torque. Esses altos valores fazem com que o carro seja capaz de acelerar até 100 km/h em 3,4s e atingir máxima de 250km/h.
Segundo a fabricante, o consumo combinado do veículo é de 14,4km/l.
Mercedes-AMG C63 agora é híbrido
O motor elétrico vem com um diferencial de deslizamento limitado, instalado no eixo traseiro, que aumenta a aderência ao solo. Controlado eletronicamente, esse mecanismo faz com que a potência possa ser enviada para as rodas traseiras ou para a frente, permitindo tração nas quatro rodas.
O câmbio automático do Mercedes-AMG C63 tem nove velocidades. O motor elétrico conta ainda com uma caixa de câmbio de duas marchas que impulsionam as partidas e retomadas em velocidades mais altas.
O Mercedes-AMG C63 SE Performance (nome completo do modelo) é um híbrido plug-in, ou seja, sua bateria pode ser carregada em estação de carregamento. Entretanto, a autonomia no modo 100% elétrico é baixa: apenas 13 quilômetros. A velocidade máxima nesse modo é de apenas 125Km/h.
Eletrificação traz conforto
No novo modelo da Mercedes-AMG, o motorista pode escolher por meio da central multimídia até quatro níveis de recuperação da energia, sendo que o último nível torna o uso do freio desnecessário.
O Mercedes-AMG C63 oferece ainda oito modos de direção: Electric, Comfort, Battery Hold, Sport, Sport+, RACE, Slippery e Individual. Essas opções, quando selecionadas, alteram o comportamento tanto dos motores quanto da transmissão, câmbio e suspensão. Um exemplo é o modo Slippery (escorregadio), que, em baixas velocidades, faz com que apenas o motor elétrico tracione as rodas.
Visual do Mercedes-AMG C63
Se comparado ao Classe C, o esportivo Mercedes-AMG C63 é maior em comprimento, largura e na distância entre-eixos. As rodas são de 19 ou 20 polegadas, dependendo da escolha do comprador, e as grades com filetes verticais típicas da AMG se fazem presentes no modelo.
Uma das mudanças estéticas significativas foi na base do capô, que antes trazia a estrela de três pontas da Mercedes, agora substituída pela logo da AMG.
Cabine do Mercedes-AMG C63
O interior do Mercedes-AMG C63 segue o padrão da divisão esportiva, com conforto e sofisticação. Confira:
- volante AMG Performance revestido em couro e base aplanada
- bancos esportivos
- detalhes na cor vermelha por toda a cabine
- carregamento de celular por indução
- teto solar panorâmico
- alto-falantes Burmester
- painel de instrumentos digital com tela de 12,3 polegadas
- central multimídia com tela de 11,9 polegadas na posição vertical