Finalmente!

Jeep Gladiator: picape chega ao Brasil na versão Rubicon, por R$ 500 mil

Jeep Gladiator foi lançado em 2019, mas só chegou ao Brasil agora. Versão Rubicon é a mais preparada para o fora de estrada

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Jeep Gladiator Rubicon 2022 vermelho estacionado de frente.
Picape será vendida no Brasil apenas na versão Rubicon Fotos: Jeep Divulgação

Após anos de espera, o Jeep Gladiator finalmente foi lançado no Brasil. O veículo é uma mistura de dois fetiches automotivos: um poderoso jipão e uma picape. No caso da Jeep, a fórmula não poderia ser outra, a dianteira de um jipe Wrangler até a porta da frente “colada” a uma caçamba.

A ideia do Gladiator, lançado em 2019, não é propriamente original. O modelo é herança da carreira civil do Jipe Willys e suas variantes. A Pick-Up Jeep foi lançada nos Estados Unidos em 1946 e chegou ao Brasil em 1961. Quando a marca foi comprada pela Ford, o modelo passou a chamar F75, ficando em linha até 1982.

Jeep Gladiator – Preço

No Brasil, a picape Jeep Gladiator chega em versão única Rubicon, com preço sugerido de R$ 499.990. Trata-se da versão mais bem preparada para o fora de estrada. O preço salgado não é surpresa, já que o irmão Wrangler não é nenhuma barbada.

Equipamentos de série

Airbags frontais e laterais; controle de estabilidade; assistente de partida em rampa; sensor de estacionamento traseiro; bancos revestidos em couro; ar-condicionado digital de dupla zona; chave presencial; partida remota do motor; monitoramento da pressão dos pneus; multimídia com tela de 8,4 polegadas; navegação GPS; caixa de som portátil; quadro de instrumentos com tela de 7 polegadas; câmera de ré; detector de tráfego cruzado; controle de cruzeiro adaptativo; aviso de colisão frontal com frenagem de emergência; monitoramento de pontos cegos; faróis Full-LED; câmera frontal off-road; assistente de descida; ganchos para reboque dianteiros e traseiros.

Interior do Jeep Gladiator

Por dentro, o Jeep Gladiator é basicamente um Jeep Wrangler. O painel vertical é uma viagem ao passado, mas o interior da picape traz um acabamento muito caprichado. Com bancos em couro e materiais de toque macio, a picape oferece muito conforto aos ocupantes. O quadro de instrumentos tem display de 7 polegadas, enquanto o multimídia tem tela de 8,4 polegadas.

Mas, o grande barato da Gladiator é rodar com a carroceria “despida” das portas e do teto (neste vídeo nos mostramos essa experiência com o Jeep Wrangler). O para-brisa escamoteável amplia a sensação de liberdade, com o vento no rosto. Se o interior ficar todo sujo depois da trilha, basta ligar a mangueira para limpar, já que o assoalho possui um sistema de escoamento de água. Debaixo do banco traseiro existe um porta-objetos com chave. Com 1.000 litros de volume, a caçamba tem porta que abre em três posições, tomada 115V e ganchos para suporte de carga.

Motor V6 e muita capacidade fora de estrada

O Jeep Gladiator Rubicon traz sob o capô um bloco V6 com 3,6 litros a gasolina. São 284cv de potência e 35,4kgfm de torque. O câmbio é automático de 8 marchas. Claro que o veículo conta com todo um aparato para encarar de frente o fora de estrada. Podemos começar falando do sistema de tração Rock-Track, que traz os modos 4×2 (traseira), 4×4 Auto (sob demanda), 4×4 Part-Time (com 50% para cada eixo) e 4×4 reduzida.

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Já o sistema eletrônico Tru-Lok permite bloquear o diferencial traseiro ou simultaneamente o dianteiro e traseiro, fornecendo torque apenas para as rodas com tração. A barra estabilizadora dianteira também pode ser desconectada ao toque de um botão, indicado quando é necessário um maior curso para a suspensão.

A picape tem os robustos eixos Dana 44. As suspensões multilink são independentes nos dois eixos. As rodas de 17 polegadas “calçam” pneus de uso misto. O Jeep Gladiator Rubicon encara trechos alagados de até 76 cm.

Ficha técnica – Jeep Gladiator Rubicon

MOTORV6 3.6 litros a gasolina, com potência de 284cv a 6.400rpm e 35,4kgfm a 4.100rpm
TRANSMISSÃOCâmbio automático de 8 marchas e tração 4×4 com reduzida
SUSPENSÕESDianteira, five link com eixo sólido Dana 44, diferencial eletrônico, molas helicoidais, barra estabilizadora oca com sistema eletrônico de desconexão; e traseira five link com eixo sólido Dana 44 com diferencial eletrônico, molas helicoidais e barra estabilizadora oca
CONSUMOUrbano: 6,5 km/l
Estrada: 7,4 km/l
ÂNGULOSDe entrada, 43 graus; de saída, 26 graus; de rampa, 20 graus
CAPACIDADE DE SUBMERSÃO76cm a 8 km/h
MEDIDAS5,59m de comprimento; 1,89m de largura; 1,90m de altura; 3,48m de entre-eixos; e 27cm de altura mínima do solo
CAÇAMBA1,53m de comprimento; 1,44m de largura; 0,86m de altura; 1.000 litros de volume
PESO2.261 quilos
CAPACIDADESTanque de combustível, 83 litros; de carga, 674 quilos; de reboque, 3.138 quilos