De Indaiatuba (SP) – Durante a apresentação à imprensa, um executivo da Great Wall Motors (GWM) comparou o lançamento do Haval H6 ao do iPhone, tamanho o impacto no mercado. Trata-se de um exagero de marketing, mas é fato que o SUV híbrido não chegou para brincar: ele tem tecnologia de conectividade e de direção, bom acabamento e um plano de vendas ambicioso.
Além de preço competitivo, já que o Haval H6, na versão de entrada Premium HEV (que não tem carroceria ao estilo cupê como o top de linha GT), é tabelado em R$209 mil para todo o país. É mais em conta que um Jeep Compass 4xe e apenas ligeiramente mais caro que um Toyota Corolla Cross XRX Hybrid. Esses são os dois concorrente diretos, mas há ainda o Volkswagen Taos Highline, que não é híbrido.
Preços da linha Haval H6
- Haval H6 Premium HEV: R$ 209 mil
- Haval H6 Premium PHEV: R$ 269 mil
- Haval H6 GT: R$299 mil
Esses preços são válidos até o dia 31 de março, período durante o qual o Haval H6 estará à venda com benefícios. Entre as bossas, estão as duas primeiras revisões totalmente gratuitas, entrega do veículo em domicílio e oficina remota (na qual o serviço de assistência vai à casa do proprietário), com carro de cortesia, além de pacote de 3GB de acesso à internet por mês e tag para pedágios e estacionamentos.
Outra vantagem oferecida pela GWM, nesse caso sem prazo para acabar, é um plano de recompra do veículo. Há ainda garantia da bateria, já que o modelo é híbrido. O período total da cobertura desse componente é de oito anos, mas, durante os primeiros 24 meses, o fabricante assegura reparo gratuito até de problemas decorrentes de mau uso. No mais, a garantia do veículo é de cinco anos.
Híbrido de entrada da gama
Por falar em sistema híbrido, o da versão de entrada é convencional (HEV), e não do tipo plug-in, como no Haval H6 GT. De qualquer modo, o conjunto formado por propulsor 1.5 turbo a combustão, junto com um motor elétrico, entrega 243cv de potência e 54kgfm de torque.
Assim, o veículo se move em modo totalmente elétrico em baixas velocidades, mas precisa da unidade a combustão para atingir e manter velocidades mais altas. Toda a gama, incluindo as versões mais caras, que trazem a tecnologia plug-in, utiliza a mesma plataforma, batizada de LMN e criada pela própria empresa. Já a tração é integral nos dois veículos plug-in e dianteira no HEV.
De acordo com a Great Wall Motors, o Haval H6 HEV consegue acelerar até 100km/h em apenas 7,9 segundos. Além disso, ainda segundo o fabricante, o consumo chega a 13km/l. Por enquanto, o SUV vem importado da China, já que a fábrica da multinacional em Iracemápolis (SP) só começará a operar em 2024. E, mesmo assim, deverá produzir modelos de outras gamas.
Tecnologias e equipamentos do Haval H6
O SUV tem tecnologias semiautônomas de nível 2+. O pacote inclui sistemas de permanência em faixa, controle de cruzeiro adaptativo, desvio de veículos lentos, frenagem autônoma com detecção de tráfego cruzado e reconhecimento de placas e de pedestres. Há também circuito de câmeras em 360 graus com monitoramento de pontos cegos e head-up display.
No campo da conectividade, há atualização de software por dados em nuvem. Não falta carregador com conexão sem fio para smartphones. Já a tela multimídia, em sentido horizontal, tem 12,3 polegadas. Os instrumentos também vêm em uma tela configurável, nesse caso de 10,25 polegadas. "O consumidor quer saber de tamanho de tela", afirmou uma executiva da Great Wall Motors.
Desde a versão de entrada, o Haval H6 vem equipado com bancos dianteiros com ajuste elétricos e ventilação, saída de ar para os bancos traseiros, sistema de partida sem chave, assistente de estacionamento, função Auto Hold e controlador de velocidade em descidas. Os primeiros lotes de veículos virão sempre com teto solar, mas posteriormente esse equipamento será limitado ao GT.
(*) Jornalista viajou a convite da GWM do Brasil
O VRUM já conferiu o GWM Haval H6 GT, a versão mais brava do SUV chinês
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