UAI

Comparativo: nova Volkswagen Saveiro x Fiat Strada

Comparamos os modelos quanto ao visual, interior, conteúdo de série e motorização. Confira qual caminhonete levou a melhor

Publicidade
Reestilizada, Saveiro 2024 enfrenta a Fiat Strada
Reestilizada, Saveiro 2024 enfrenta a Fiat Strada Foto: Reestilizada, Saveiro 2024 enfrenta a Fiat Strada

Com a chegada da nova Saveiro, que acaba de passar por uma leve reestilização, separamos sua versão de topo Extreme para um comparativo contra a Strada. No caso da caminhonete da Fiat, a versão que custa os R$ 115 mil cobrados pela picape da Volkswagen é o pacote Volcano, que em sua gama é uma versão intermediária. É que o modelo ainda tem versões com câmbio automático e motor turbo, algo que a rival não tem a oferecer.

Strada tem carroceria quatro portas

A nova Saveiro também leva a pior no quesito carroceria. É que, mesmo para a configuração com cabine dupla, a caminhonete compacta da Volkswagen oferece apenas duas portas, o que é bem menos prático no dia a dia, já que obriga os passageiros da frente a terem que sair do carro para os de trás entrarem ou saírem.

Fiat Strada Volcano em movimento
Fiat Strada Volcano

Já a Strada, a partir da segunda geração, de 2020, passou a oferecer quatro portas. Ambos os modelos têm pouco espaço no banco traseiro, mas, na Saveiro, sem portas e janelas, a sensação de claustrofobia é imensa.

Visual da Saveiro está desgastado

Mesmo com a reestilização, a Saveiro já não consegue disfarçar seus 14 anos. Trata-se do terceiro facelift que essa geração ganhou, já rompendo com a harmonia e com uma robustez muito forçada. Já a Strada tem um visual bem atual, tendo passado por uma levíssima reestilização no início do mês.

Motor: mais potente ou mais econômico?

A Saveiro continua a trazer o velho motor 1.6 16V, com até 116cv de potência e 16,1kgfm de torque (quando abastecido com etanol), aliado ao câmbio manual de 5 marchas. Já a Strada tem motor 1.3 Firefly, com até 107cv e 13,7kgfm (com etanol), e câmbio manual de 5 marchas. Em termos práticos, enquanto o motor da Saveiro se destaca em desempenho, o da Strada se sobressai pelo baixo consumo de combustível.

Saveiro perde em conteúdo

No conteúdo, além de todas as carrocerias já citadas, quem se destaca é a Fiat Strada em itens como airbags laterais e faróis em LED. Confira os principais itens de cada modelo:

FIAT STRADA VOLCANOVW SAVEIRO EXTREME
4 portas2 portas
Airbags frontaisAirbags frontais
Airbags laterais*
Controles de tração e estabilidadeControles de tração e estabilidade
Capota marítimaCapota marítima
Protetor de caçambaProtetor de caçamba
Faróis de neblinaFaróis de neblina
SantantônioSantantônio
Rodas de 16"Rodas de 15"
Faróis em LED*
Grade no vidro traseiroGrade no vidro traseiro
Direção elétricaDireção hidráulica
Assistente de partida em rampaAssistente de partida em rampa
Ar-condicionadoAr-condicionado
Sensor de estacionamento traseiroSensor de estacionamento traseiro
Volante com regulagem em alturaVolante c/ regulag. em alt. e distância
*Câmera de ré
Retrovisores elétricosRetrov. elétricos + Tilt Down
Vidros elétricos diant. e tras.Vidros elétricos dianteiro
MultimídiaMultimídia
*Bloqueio do diferencial
Sensor de pressão dos pneusSensor de pressão dos pneus
Bancos em tecidoBancos em couro

Vitória fica com a Fiat Strada

A Fiat Strada se destaca em visual, na praticidade das quatro portas e no conteúdo. Já quanto à motorização, ela e a Saveiro ficam tecnicamente empatadas, já que cada uma vai melhor em um quesito (desempenho e economia de combustível).

Assim, a vitória do comparativo entre a versão de topo da Saveiro e a intermediária da Strada, ambas na faixa dos R$ 115 mil, fica com a caminhonete da Fiat.