UAI

Saveiro 2024: reestilização não esconde defasagem do projeto

Picape da Volkswagen é lançada com leve reestilização. Confira o que mudou na caminhonete, assim como a mecânica, o conteúdo e o preço

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Ao invés de ganhar uma nova geração, a picape compacta levou apenas um tapa no visual
Ao invés de ganhar uma nova geração, a picape compacta levou apenas um tapa no visual Fotos: Ao invés de ganhar uma nova geração, a picape compacta levou apenas um tapa no visual

A Volkswagen decepcionou até mesmo quem esperava muito pouco da Saveiro 2024, que acaba de passar por uma leve reestilização. A atual geração da caminhonete foi lançada há 14anos, tendo se transformado em uma alma penada sem atributos para assombrar a concorrência.

Trata-se da única caminhonete com cabine dupla que não oferece quatro portas, obrigando os ocupantes da frente a descerem do veículo, para rebater o banco e assistirem os passageiros se espremerem no banco de trás.

A Volkswagen Saveiro 2024 chega ao mercado assistindo passivamente a Strada se aperfeiçoando. Hoje, a caminhonete compacta da Fiat oferece motor turbo e câmbio automático. Não por acaso, a Strada responde por 71% do volume das picapes compactas, enquanto a Saveiro fica com apenas 28% da fatia, ainda assim porque a Volkswagen joga pesado no mercado de frotistas, onde concede um generoso desconto.

Para se ter uma dimensão disso, as vendas a frotistas correspondem a 95% do volume de vendas da Saveiro, enquanto na Strada esse número é de 70%, número excelente para um comercial leve. Isso significa que quase ninguém compra a caminhonete compacta da Volkswagen para uso pessoal, um reconhecimento de sua defasagem pelo mercado.

Onde a Saveiro 2024 mudou?

A reestilização da Saveiro 2024 foi leve. A ideia foi deixar a dianteira mais imponente por meio da grade e o capô mais altos. A tampa do motor também ganhou vincos mais marcados. O para-choque foi redesenhado com esse mesmo intuito, mas o resultado final soa forçado, provando que essa geração já não tem mais nada para entregar.

Nas laterais, as versões de entrada da Saveiro 2024 trazem rodas em aço com calotas escurecidas. Uma grande mancada é que todas as versões trazem rodas de 15 polegadas, até a de topo. Na traseira, as lanternas ganharam no grafismo, e estão interligadas por uma faixa em preto fosco que percorre toda a tampa traseira, solução excessivamente econômica para dar esse efeito. O para-choque traseiro também foi redesenhado.

Motor é o mesmo de sempre

A caçamba tem volumes de 942 litros para a carroceria com cabine simples e de 580 litros para a cabine dupla. A capacidade de carga varia entre 605 quilos e 664 quilos, variando conforme a versão.

Em todas as versões da Volkswagen Saveiro 2024 o motor é o velho 1.6 aspirado, com até 116cv de potência e 16,1kgfm de torque (quando abastecido com etanol), aliado ao câmbio manual de 5 marchas. A suspensão ficou 1centímetro mais alta.

Saveiro 2024: preço e conteúdo por versão

Robust - CS (R$ 95.770) e CD (R$ 101.490)

Confira o conteúdo das versões de entrada da Saveiro 2024:

DE SÉRIEAbertura elétrica da tampa traseira pelo logotipo; controle eletrônico de estabilidade; assistente para partida em subida; airbags frontais; antena no teto; apoio lateral para acesso à caçamba; ar-condicionado; banco do motorista com ajuste de altura; barra de apoio para carga no teto; direção hidráulica; faróis simples com máscara escurecida; grade em preto fosco; grade protetora da janela traseira; iluminação da caçamba; para-choques em preto fosco; protetor da caçamba; retrovisores com controle interno manual; rodas de aço aro 15” com pneus 205/60 R15; sensor de estacionamento traseiro; tampa da caçamba com amortecedor e chave vidros elétricos.

Trendline CS - R$ 109.710

Versão intermediária da Saveiro 2024 ganha alguns itens de conforto, mas está disponível só com cabine simples:

DE SÉRIEAcrescenta chave canivete com comando remoto; retrovisores elétricos com luzes indicadoras de direção integradas e função tilt-down no lado direito; retrovisores e maçaneta das portas na cor do veículo; e faróis com função Coming & Leaving Home.

Extreme CD - R$ 114.580

A versão de topo Cross da caminhonete foi descontinuada, e rebatizada como Extreme. Disponível apenas com cabine dupla, o pacote ganha pegada mais esportiva que fora de estrada. Confira os itens de série:

DE SÉRIEAcrescenta controle de tração; bloqueio eletrônico do diferencial; sistema de assistência a frenagem; 4 alto-falantes e 2 tweeters; banco traseiro para três passageiros com apoios de cabeça; câmera de ré; capota marítima e ganchos deslizantes na caçamba; volante com ajuste de altura e distância; colunas centrais externas com aplique preto fosco; desembaçador do vidro traseiro; retrovisores na cor preto Ninja; faróis de neblina; indicador de controle da pressão dos pneus; molduras alargadas nas caixas de rodas; pedaleiras esportivas; rack de teto longitudinal; rodas de liga leve aro 15” com pneus 205/60 R15; santantônio com função de aerofólio e braços estendidos sobre as laterais da caçamba; sistema de som Composition Touch; volante multifuncional em couro.