Com a chegada da nova Saveiro, que acaba de passar por uma leve reestilização, separamos sua versão de topo Extreme para um comparativo contra a Strada. No caso da caminhonete da Fiat, a versão que custa os R$ 115 mil cobrados pela picape da Volkswagen é o pacote Volcano, que em sua gama é uma versão intermediária. É que o modelo ainda tem versões com câmbio automático e motor turbo, algo que a rival não tem a oferecer.
Strada tem carroceria quatro portas
A nova Saveiro também leva a pior no quesito carroceria. É que, mesmo para a configuração com cabine dupla, a caminhonete compacta da Volkswagen oferece apenas duas portas, o que é bem menos prático no dia a dia, já que obriga os passageiros da frente a terem que sair do carro para os de trás entrarem ou saírem.
Já a Strada, a partir da segunda geração, de 2020, passou a oferecer quatro portas. Ambos os modelos têm pouco espaço no banco traseiro, mas, na Saveiro, sem portas e janelas, a sensação de claustrofobia é imensa.
Visual da Saveiro está desgastado
Mesmo com a reestilização, a Saveiro já não consegue disfarçar seus 14 anos. Trata-se do terceiro facelift que essa geração ganhou, já rompendo com a harmonia e com uma robustez muito forçada. Já a Strada tem um visual bem atual, tendo passado por uma levíssima reestilização no início do mês.
Motor: mais potente ou mais econômico?
A Saveiro continua a trazer o velho motor 1.6 16V, com até 116cv de potência e 16,1kgfm de torque (quando abastecido com etanol), aliado ao câmbio manual de 5 marchas. Já a Strada tem motor 1.3 Firefly, com até 107cv e 13,7kgfm (com etanol), e câmbio manual de 5 marchas. Em termos práticos, enquanto o motor da Saveiro se destaca em desempenho, o da Strada se sobressai pelo baixo consumo de combustível.
Saveiro perde em conteúdo
No conteúdo, além de todas as carrocerias já citadas, quem se destaca é a Fiat Strada em itens como airbags laterais e faróis em LED. Confira os principais itens de cada modelo:
FIAT STRADA VOLCANO VW SAVEIRO EXTREME 4 portas 2 portas Airbags frontais Airbags frontais Airbags laterais * Controles de tração e estabilidade Controles de tração e estabilidade Capota marítima Capota marítima Protetor de caçamba Protetor de caçamba Faróis de neblina Faróis de neblina Santantônio Santantônio Rodas de 16" Rodas de 15" Faróis em LED * Grade no vidro traseiro Grade no vidro traseiro Direção elétrica Direção hidráulica Assistente de partida em rampa Assistente de partida em rampa Ar-condicionado Ar-condicionado Sensor de estacionamento traseiro Sensor de estacionamento traseiro Volante com regulagem em altura Volante c/ regulag. em alt. e distância * Câmera de ré Retrovisores elétricos Retrov. elétricos + Tilt Down Vidros elétricos diant. e tras. Vidros elétricos dianteiro Multimídia Multimídia * Bloqueio do diferencial Sensor de pressão dos pneus Sensor de pressão dos pneus Bancos em tecido Bancos em couro
Vitória fica com a Fiat Strada
A Fiat Strada se destaca em visual, na praticidade das quatro portas e no conteúdo. Já quanto à motorização, ela e a Saveiro ficam tecnicamente empatadas, já que cada uma vai melhor em um quesito (desempenho e economia de combustível).
Assim, a vitória do comparativo entre a versão de topo da Saveiro e a intermediária da Strada, ambas na faixa dos R$ 115 mil, fica com a caminhonete da Fiat.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!