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Novo Renault Kangoo já está sendo importado para o Brasil

Fábrica na Argentina começou a exportar o modelo: lançamento ocorrerá em junho

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Apenas a versão voltada ao transporte de carga virá ao Brasil
Apenas a versão voltada ao transporte de carga virá ao Brasil Foto: Renault/Divulgação

A fábrica da Renault em Santa Isabel, em Córdoba, na Argentina, já começou a exportar o novo Kangoo para o Brasil. O furgão chegou a ser vendido por aqui entre os anos de 2000 e 2017, quando ainda estava na primeira geração, mas, desde então, está fora do mercado local. Em 2023, veio a versão E-Tech, com propulsão 100% elétrica, que, porém, tem projeto distinto e preço mais elevado, a partir de R$292.690.

Por sua vez, o utilitário produzido na Argentina é, na verdade, o Dacia Dokker rebatizado. Trata-se de um utilitário mais simples, o que, consequentemente, permitirá a venda por preços menores. Os valores de compra, porém, só serão revelados na ocasião do lançamento, marcado para o dia 6 de junho. Cabe esclarecer que, por enquanto, apenas a subsidiária argentina da Renault se manifestou sobre o envio do Kangoo ao Brasil.

O retorno do modelo ao mercado brasileiro é especulado há alguns anos. Em janeiro de 2022, a diretora comercial da Renault na Argentina, Valentina Solari, chegou a confirmar a exportação do Kangoo, durante um evento local. A preparação da fábrica de Santa Isabel para produzir veículos no padrão de exportação, porém, só começou em outubro do ano passado, de acordo com Diego Paolini, diretor industrial da unidade.

Como é o novo Renault Kangoo?

Painel do Renault Kangoo Express
No interior, modelo traz materiais simples, como é comum em veículos comerciais Foto: Renault/Divulgação

O Kangoo que a Renault produz na Argentina não é exatamente novo. O modelo é fabricado no país vizinho desde 2018, o que indica que a chegada ao Brasil só ocorrerá depois de seis anos. Porém, o Dacia Dokker, que dá origem ao projeto, surgiu ainda antes, mais precisamente em 2012, durante o Salão do Automóvel de Istambul, na Turquia. 

No país vizinho, o novo Kangoo é equipado com o conhecido motor 1.6 da Renault, identificado pela sigla SCe. Trata-se da mesma unidade que equipa as versões de entrada do Duster. Tal qual ocorre no SUV, o utilitário também utiliza a versão flex desse propulsor, de acordo com informações do Motor1 Argentina.

O fabricante ainda não revelou os números de potência e torque, mas elas devem se manter em torno de  111cv com gasolina, 115cv com etanol e 15,7 kgfm com ambos os combustíveis. No Renault Kangoo, esse motor é sempre associado a um câmbio manual de cinco marchas. 

Apenas a versão furgão deverá ser enviada ao Brasil: nela ,a capacidade de carga é de bons 750kg. Porém, na Argentina, existem também versões voltadas ao transporte de passageiros, incluindo a configuração aventureira Stepway.  

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