E o VRUM foi até Paris para ver o que está acontecendo e, principalmente, o que não está acontecendo neste Salão do Automóvel que já foi um dos mais famosos do mundo. Pelo menos, a mostra parisiense sobreviveu, ao contrário dos salões de Genebra, de São Paulo, de Frankfurt, que já foram extintos. O Salão do Automóvel de Paris foi fraco, mas resiste. Fomos até lá para ver de perto o que ele tinha para mostrar.
De cara, percebemos um enorme espaço vazio no Salão do Automóvel de Paris. Aliás, foi o que mais vimos nos pavilhões disponíveis para a mostra internacional, pela falta de expositores. Os organizadores do evento preencheram alguns desses espaços vazios com modelos esportivos e clássicos, sem especificar marcas, E completaram com a Equip Auto, que era um salão específico para equipamentos.
Fora as marcas francesas Peugeot, Renault, Alpine e Dacia, só as chinesas BYD e a Great Wall levaram seus produtos para o Salão do Automóvel de Paris nesta edição de 2022. Pela primeira vez as duas marcas chinesas estiveram presentes na mostra parisiense. Uma das novidades da BYD no Salão do Automóvel de Paris foi o Seal, um sedã elétrico com autonomia que pode chegar a 700 quilômetros.
A Jeep também marcou presença no Salão do Automóvel de Paris, levando como principal atração o Avenger, um SUV compacto totalmente elétrico. Vai para o Brasil? “Sim!”, garantiu um diretor do grupo Stellantis.
A Peugeot também expôs sua grande atração: o novo 408. A marca do leão está investindo muito neste modelo, que brevemente estará no Brasil. Trata-se de um híbrido plug-in, que permite recarregar a bateria na tomada,
Os carrinhos elétricos marcaram forte presença no Salão do Automóvel de Paris, alguns que dispensam a necessidade de carteira de habilitação. Modelos como o Yoyo e outro microcarro projetado na Itália e manufaturado na China chamaram a atenção dos visitantes. São pequenos elétricos que quando a bateria descarrega, troca-se por outra carregada. E tem uma máquina própria para fazer a troca das baterias.
O Megane foi produzido por muitos anos no Brasil pela Renault. Depois, o projeto foi abandonado. Mas a Renault anunciou o retorno do modelo. Foi prometido para o Brasil no início do próximo ano. O carro está completamente diferente, com outra carroceria, outro acabamento e, principalmente, outro sistema de propulsão, pois agora ele é 100% elétrico.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas