UAI

Velho Volkswagen Gol está de volta à liderança, como no passado

Desempenho pode ser consolidado no fechamento do mês, com o hatch da VW com mil unidades na frente da Fiat Strada. Vendas diárias em geral são as piores desde abril

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Durante 27 anos o VW Gol foi o modelo mais vendido no Brasil, mas depois foi superado por outros, voltando à posição de destaque agora
Durante 27 anos o VW Gol foi o modelo mais vendido no Brasil, mas depois foi superado por outros, voltando à posição de destaque agora Foto: Durante 27 anos o VW Gol foi o modelo mais vendido no Brasil, mas depois foi superado por outros, voltando à posição de destaque agora

Foram 75.355 carros e comerciais leves licenciados na primeira quinzena de julho, um desempenho fraco considerando que a indústria tem sempre a expectativa de ter um segundo semestre melhor que o primeiro. Se consideramos esse primeiro sinal, as previsões dos fabricantes devem ser sinalizadas para baixo. A média diária de vendas foi e 6.850 unidades, volume melhor do que o registrado nos três primeiros meses do ano, mas bem abaixo do obtido em abril, maio e junho (veja abaixo). Destaque para o Volkswagen Gol, que teve mais unidades emplacadas do que a Fiat Strada.

Mantendo a liderança com boa margem sobre a segunda colocada, a Fiat colocou quatro carros entre os 10 mais vendidos na quinzena, mas a Strada perdeu a liderança para o Volkswagen Gol, que vendeu 6.054 unidades e voltou ao topo do ranking, lembrando a sua época de ouro, quando permaneceu líder absoluto de vendas no Brasil durante 27 anos consecutivos, até 2013.

Fiat Strada quatro portas cinza escuro modelo 2022 na terra de frente
A Fiat Strada teve 4.780 unidades emplacadas na primeira quinzena de julho

Depois disso o Volkswagen Gol tem se mantido entre os mais vendidos, comumente entre os 10 primeiros, mas nesta quinzena voltou a experimentar o sabor da liderança. Resta saber se vai ter fôlego para manter a dianteira no fechamento do mês: tem cerca de mil unidades na frente da Strada, segunda colocada.

A GM, por sua vez, colocou três carros entre os cinco primeiros: o Onix hatch em terceiro, com 4.120 unidades, o Onix Plus em quarto (3.665) e o Tracker em quinto (2.893). Além da picape, os modelos da Fiat entre os 10 mais são o Cronos (2.515 unidades), a Toro (2.510) e o Argo (2.230). Toyota Hilux e Jeep Compass completam a lista dos 10 mais vendidos na quinzena.

No ranking por montadora, a Fiat vendeu 16.467 carros, a GM, 13.019 em segundo lugar, e a Volkswagen ficou em terceiro, com 13.019. A Hyundai manteve a quinta posição, atrás da Toyota, quarta colocada, mas teve um desempeno fraco, com o seu HB20 caindo para a 15ª posição, em função da mudança do modelo. A Jeep também caiu, para o sétimo lugar e a Honda amarga a nona posição, enquanto a Peugeot se mantém entre as 10 mais.

Os números, de vendas: totais, por marca e por modelo, podem sofrer alguma alteração após a consolidação, que vão acontecendo dia a dia.

Chevrolet Onix RS motor turbo vermelho quatro portas de frente
O Chevrolet Onix hatch ficou em terceiro, com 4.120 unidades emplacadas, e o Onix Plus em quarto, com 3.665

Volkswagen Gol na liderança revela o caos no mercado

Nem os 0,9% da população que compra carro zero consegue manter a pose. Pra você ter uma ideia de como andam as vendas de carros no Brasil, vamos analisar essa notícia: O Volkswagen Gol foi o carro mais vendido na primeira quinzena de julho. O Gol? É... o Gol, aquele carro popular que depois de 27 anos na liderança tinha saído da lista dos primeiros colocados no ranking.

Pois é: mas a situação financeira do consumidor é tão dramática que ele voltou a ser protagonista de um mercado onde a maioria dos carros – e a totalidade dos lançamentos atuais – são de carros grandes, equipados e muito mais caros.

E quando eu me refiro ao “consumidor”, falo do consumidor de carro zero, que é a elite da ponta da pirâmide social. Sim, falo de 0,9% da população, pois os outros 99,1% dos brasileiros não têm condições de comprar carro zero.

Pior é ouvir dirigentes da indústria que produzem só carros caros reclamarem dos “altos impostos” pagos pelos veículos, enquanto 30% da população passa fome! Dados do Mapa da Pobreza da FGV mostram que o contingente de pessoas com renda domiciliar até R$ 497 mensais atingiu 63 milhões de brasileiros, 30% da população. Ou seja: 63 milhões de brasileiros têm uma renda mensal equivalente ao que o dono do carrão paga por um tanque de gasolina.

RANKING POR MODELO – 1ª QUINZENA DE JULHO

ModeloUnidades
1) VW Gol5.778
2) Fiat Strada4.780
3) Chevrolet Onix hatch4.120
4) Chevrolet Onix Plus3.665
5) Chevrolet Tracker2.893
6) Fiat Cronos2.515
7) Fiat Toro2.510
8) Fiat Argo2.230
9) Toyota Hilux2.167
10) Jeep Compass2.160
11) Fiat Pulse2.122
12) Toyota Corolla1.934
13) VW T-Cross1.932
14) VW Voyage1.900
15) Toyota Corolla Cross1.823

RANKING POR MARCA – 1ª QUINZENA DE JULHO

MARCASUNIDADES
1) Fiat16.467
2) Volkswagen13.019
3) General Motors12.267
4) Toyota8.555
5) Hyundai4.682
6) Renault4.648
7) Jeep4.402
8) Nissan2.080
9) Honda2.059
10) Peugeot1.333
11) Mitsubishi1.115
12) Caoa Chery1.088
13) Ford707
14) BMW556
15) Citroën530

VENDAS DIÁRIAS 2022

  • Janeiro 5.552

  • Fevereiro 6.670

  • Março 6.130

  • Abril 7.176

  • Maio 7.946

  • Junho 7.916

Confira os vídeos do VRUM no canal do YouTube: dicas, avaliações e lançamentos