FALA, BORIS!

SUVs: vale a pena comprar um carro que bebe e polui mais?

São carros mais altos, com dimensões e peso exagerados, que dificultam o trafegar no trânsito urbano, e ainda consomem mais combustível e poluem mais

Dizem que atualmente para alguém estar na moda tem que ter pelo menos um SUV na garagem e um apartamento com espaço gourmet. Quanto ao espaço gourmet, não vou dar palpite. Mas quanto ao SUV, eu vou dar. Sou contra! Você pode comprar o que bem entender. Você já viu todo mundo apaixonado com utilitários-esportivos: seus vizinhos, seus parentes, enfim, metade do mercado hoje tem uma verdadeira paixonite por SUVs.

Você quer comprar? Pode comprar! A minha pergunta é: vale a pena pagar muito mais para ter um SUV? Que vantagem Maria leva? Estou falando isso porque o SUV custa mais caro. Aí há quem diga: “mas ele é mais alto um pouco”. Realmente, é um pouquinho mais alto. Tem alguns que são milímetros mais altos que um sedã.

Não vale a pena pagar mais para ter esse carro um pouquinho mais alto. E se ele é mais alto, acaba comprometendo a estabilidade, já que o centro de gravidade é mais alto. Tem que usar todos os recursos da eletrônica para evitar, por exemplo, que o SUV capote.

O SUV é mais alto e também mais pesado. E se ele é mais pesado, consome mais, é mais beberrão e emite mais poluentes. As emissões dos SUVs são mais elevadas. O SUV, sendo maior, é mais trambolhão, é mais complicado para você manobrar e achar uma vaga para estacionar.

E não se esqueçam, os SUVs sempre têm pneus maiores, mais altos. Vai conferir o preço de um jogo de pneus para um SUV. É capaz de você se arrepender antes mesmo de pensar em comprar um. Afinal, eu, por exemplo, não trocaria nenhum automóvel, seja ele um hatch, uma perua ou sedã por nenhum SUV do mundo. E tenho dito!

Se você acompanha os nossos vídeos pelo canal do VRUM no YouTube, não se esqueça de se inscrever no canal e ativar o sininho. Mas lembre que o VRUM está também nas redes sociais, no Facebook, Twitter, Instagram. E é claro, no portal vrum.com.br, onde você encontra todas as informações sobre o setor automotivo, além de dicas, serviços, testes e lançamentos.

Confira outras dicas do Boris Feldman no canal do VRUM no YouTube