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Mercado de carro zero sinaliza melhora. Mas pra quem?

Os números de emplacamentos dos carros zero crescem lentamente e os consumidores continuam pagando preços cada vez mais caros

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O Renault Kwid é atualmente o modelo mais barato do mercado brasileiro, por R$ 68.190
O Renault Kwid é atualmente o modelo mais barato do mercado brasileiro, por R$ 68.190 Foto: O Renault Kwid é atualmente o modelo mais barato do mercado brasileiro, por R$ 68.190

O mercado de carro zero segue em ritmo de lenta recuperação, ainda sofrendo com as sequelas da pandemia e da falta de semicondutores na produção, dois fatores que afetaram profundamente o setor e principalmente os preços.

Com a falta de produto no mercado, os preços dos carros zero dispararam e o consumidor ficou na mão: com os modelos mais baratos do mercado custando entre R$ 66.590 (Renault Kwid Zen) e R$ 84.990 (Peugeot 208 Like), a opção foi partir para o mercado de usados, que também sofreu aumento expressivo dos preços, dificultando a aquisição e a troca.

Quer dizer, quando se diz que o mercado vai “melhorar” é preciso entender para quem é essa melhora. Para o consumidor é que não é!

A expectativa de uma retomada da produção e vendas em 2023 pode significar uma estancada nos aumentos de preços, mas, por enquanto, o consumidor está pagando caro por carros desatualizados e pelados. Enquanto as montadoras em suas matrizes lançam produtos modernos, de alta tecnologia, equipados, eletrificados e com sistemas autônomos de direção, os brasileiros continuam consumindo os “populares”.

Quase todas as montadoras lançaram modelos elétricos puros e híbridos e esse parece ser um caminho sem volta. No Brasil, híbridos e elétricos puros já tomam conta dos catálogos das montadoras e importadoras (algumas nem têm mais carro com motor a combustão), mas os preços desses carros por aqui são proibitivos.

Os elétricos mais baratos – os “populares”...rsrs – custam o dobro dos “populares” à combustão.
O Renault Kwid, o carro zero mais barato do mercado (veja lista), custa R$ 66.590, enquanto sua versão elétrica salta para R$ 150 mil.

Então, caro leitor, saiba que estamos muito distantes de ter um carro zero na garagem. Um elétrico, então, ainda vai ficar por um bom tempo no âmbito dos nossos sonhos.

Retiro o raciocínio caso você seja um dos privilegiados que podem comprar um carro zero atualmente no Brasil. Falo aqui para os 99,1% que não têm essa condição.

Confira os preços dos 10 carros zero mais baratos do Brasil:

  • 1. Renault Kwid Zen: R$ 66.590
  • 2. Fiat Mobi Like: R$ 66.990
  • 3. Citroën C3 Live: R$ 69.990
  • 4. Fiat Argo 1.0: R$ 76.290
  • 5. Hyundai HB20 Sense: R$ 77.790
  • 6. Renault Stepway: R$ 77.990
  • 7. VW Polo Track: R$ 79.990
  • 8. Chevrolet Onix 1.0: R$ 81.170
  • 9. Fiat Cronos: R$ 81.990
  • 10. Peugeot 208 Like 1.0: R$ 84.990

O VRUM já testou o Renault Kwid na versão Intense. Confira

https://youtu.be/NM0ZlfbYri4

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