Muitas vezes, alguém comenta comigo que detesta determinada marca de carro. E quando eu questiono sobre qual marca a pessoa está falando, eu termino rindo sozinho… Pois a verdade é que mal sabe ela que o veículo que dirige, no fundo, no fundo, é daquela mesma marca que ele diz detestar.
Isso porque, por exemplo, se você tem um PSA, que era uma holding em Peugeot e Citroën (mas virou, hoje, Stellantis), você tem um veículo mais ou menos igual a qualquer um dessas duas marcas. Afinal, Peugeot e Citroën tinham a mesma mecânica e só mudavam a carroceria. Então, não gostar da Peugeot, mas ter um Citroën não faz sentido, pois ambas acabam sendo praticamente a mesma coisa.
E, muitas vezes, o motor é o ponto chave. Assim, você pode não gostar de nenhum carro francês, como os da Renault, mas dirigir um Mercedes, que tem um motor Renault. Hoje, no Brasil, existem vários modelos Mercedes, como GLA ou Classe A, cujos motores são o 1.3 turbo. Se este for quatro cilindros, o Mercedes tem um propulsor Renault, então.
E tem mais: você pode não gostar da Peugeot ou Citroën, afirmando que o motor delas é frágil, por exemplo. Mas, você sabia que ambas, durante muitos anos, tiveram (e ainda têm em alguns modelos ainda hoje) um motor desenvolvido pela BMW? É que o motor THP 1.6 da marcas PSA (Peugeot e Citroën, que são Stellantis hoje) é da BMW. E é um belo motor, aliás!
E a stellantis?
Por falar em Stellantis, você sabia que essa empresa, que é a quarta maior do mundo no segmento de automóveis atualmente, é uma associação da PSA (Peugeot e Citroën) com a Fiat Chrysler?
Isso significa que, hoje, já está havendo uma troca de motores entre as seguintes marcas de carro: Peugeot e Citroën com Fiat, Jeep, Chrysler, Alfa Romeo e por aí vai...
Aqui mesmo no Brasil, um carro Peugeot com motor Fiat já está sendo lançando: o Peugeot 208 1.0. Além dele, vamos ter carros da Jeep, Peugeot e Citroën intercambiando chassis, carrocerias e motores entre eles.
Melhor não falar sem saber...
É por tudo que foi dito aqui que afirmo que, hoje, é muito perigoso você falar que não gosta da marca de carro X. Afinal, você pode estar dirigindo um veículo exatamente dela, mas com outro logotipo na grade.