Tem alguns assuntos ligados ao automóvel que são polêmicos. Um deles, que eu já mencionei algumas vezes, é a tal limpeza do bico injetor. Para ser mais chique e técnico, limpeza da válvula injetora. Aí, o pessoal fala: "pois é, porque o Boris é contra a limpeza do bico injetor, mas tem que limpar porque ele suja".
Então, vamos deixar isso bem claro agora. Eu não sou contra a limpeza do bico injetor, mesmo porque ele suja. Porém, a maioria dos bicos são autolimpantes, e não precisam receber nenhuma ajuda externa. Eles se limpam automaticamente. Mas, vamos dizer que alguns deles não são autolimpantes, ou que alguns autolimpantes se sujem também. Então, tem que limpar? Tem que limpar, sim! Existem aparelhos e ou líquidos específicos para isso.
Agora, o que eu sou contra é que a maioria das limpezas de bico injetor são feitas na base da empurroterapia, da picaretagem. Por que? Porque você leva o carro com 10 mil ou 20 mil quilômetros na concessionária, ou em outra oficina qualquer, para fazer uma revisão. O carro ainda está lá na porta, você está com o consultor técnico fazendo a relação dos itens a serem feitos e ele já coloca lá "limpeza do bico injetor".
Quando a limpeza do bico injetor é necessária?
Ora bolas! Mas ele nem ligou o motor do carro. Porque, se estiver precisando mesmo de limpeza do bico injetor, o motor vai falhar, vai "tossir", vai "espirrar", vai aumentar o consumo, vai ter uma marcha lenta e irregular. Aí sim, pode ser que o problema seja do bico injetor. Mas, antes de fazer a limpeza, é preciso descobrir se o problema é esse mesmo.
Agora, quando você vai num consultor técnico e ele já fala "Madame, nós vamos fazer aqui uma limpeza preventiva", pode saber que ele está "enfiando a mão". Empurroterapia! Picaretagem! Não existe limpeza preventiva de nada. Ou você manda a sua camisa lavar hoje porque ela vai sujar amanhã?
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